Rede de Creas chega a 100% dos municípios de Pernambuco


Implantação mais recente está ocorrendo em Terra Nova, no Sertão, e conta com formação técnica viabilizada pelo Governo do Estado
 
Pernambuco chegou, neste mês, a 100% de cobertura da rede de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). São, ao todo, 193 equipamentos localizados nos 184 municípios e na ilha de Fernando de Noronha. O mais recente está sendo implantado em Terra Nova, no Sertão. Para viabilizar esse processo, as equipes municipais participaram de uma formação técnica realizada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

Os Creas têm atuação fundamental na superação de situações de violência e violações de direitos, entre elas, as de trabalho infantil, de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e de negligência contra crianças e pessoas idosas. Atualmente, o Governo do Estado cofinancia os 60 Creas municipais previstos no Plano de Regionalização, que está em pleno funcionamento.

Com essa medida, também se avança na regionalização do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que dispõe de uma cooperação federativa envolvendo a elaboração de acordos e compromissos intergovernamentais firmados para o cumprimento das responsabilidades. Essa oferta constitui um compromisso do Governo Estadual, que presta apoio aos municípios na sua execução através de disponibilização de recursos financeiros, assim como apoio técnico continuado às equipes municipais, estabelecendo uma relação mais aproximada e interoperacional.

“A universalização dos Creas é um importantíssima para levar esses serviços a todo o Estado e garantir a oferta da Proteção Social Especial de Média Complexidade para a superação de diversas violações de direitos. Em um momento de diminuição de repasses federais para os equipamentos da assistência social, Pernambuco consegue ampliar esse atendimento”, explica a gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria Executiva de Assistência Social, Lioniza Santos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia