PP de Lira prevê ao menos 25 dos 47 deputados alinhados a Lula; movimento isola Ciro Nogueira

Lideranças da sigla disseram que o número pode, inclusive, aumentar para 30 parlamentares dispostos a apoiar o terceiro mandato do petista no Palácio do Planalto

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)Yuri Murakami/Fotoarena/Estadão Conteúdo

CNN BRASIL

Integrantes do PP, do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), têm projetado que ao menos 25 dos 47 deputados eleitos pelo partido para assumir uma cadeira na Câmara em 2023 estarão alinhados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em conversas recentes, lideranças da sigla disseram que o número pode, inclusive, aumentar para 30 deputados dispostos a apoiar o terceiro mandato do petista no Palácio do Planalto.

Embora o presidente licenciado do partido, Ciro Nogueira, defenda que o PP seja oposição a Lula, as bancadas do partido no Congresso rejeitam a hipótese.

Leia mais
Integrantes do partido ouvidos em caráter reservado pela CNN dizem que o posicionamento do atual ministro da Casa Civil não tem aderência dentro da sigla. Apesar disso, há uma avaliação interna de que é preciso fazer um movimento para evitar o isolamento de Ciro Nogueira.

À CNN, parlamentares que estão à frente das conversas com o governo eleito disseram que o ministro da Casa Civil tem sinalizado que não vai se opor à decisão da maioria do partido.

Diante desse cenário, integrantes do PP dizem que o caminho natural será o de o partido aderir à base do governo –mesmo que a sigla não entregue os 47 votos na Câmara, por exemplo– e até vir a ocupar espaço na Esplanada dos Ministérios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia