Republicanos e PT vão governar o maior número de brasileiros

Partido de Marcos Pereira cuidará de dois estados; petistas comandarão quatro

Por
iG Último Segundo

Reprodução/TV Globo
Em coletiva, Tarcísio de Freitas defendeu um alinhamento com o governo federal, mas ressaltou que manterá economia liberal no estado

O Republicanos e o PT vão ser os dois partidos que governarão o maior número de pessoas a partir do ano que vem. A sigla comandada por Marcos Pereira administrará os estados de São Paulo e Tocantins. Já o Partido dos Trabalhadores terá governadores na Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.

O Republicanos venceu em São Paulo com Tarcísio de Freitas nas eleições 2022, que derrotou o ex-ministro da Educação Fernando Haddad. O estado paulista, que é o maior do Brasil, possui mais de 45 milhões de habitantes. No Tocantins, que tem mais de 1,5 milhão de pessoas, reelegeu o governador Wanderlei Barbosa. Na soma, a legenda comandará cerca de 46,5 milhões de cidadãos.

O Partido dos Trabalhadores conquistou quatro estados, todos no Nordeste. A Bahia é o quarto maior do país. A região baiana, somada com Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, tem mais de 31 milhões de brasileiros. Esse é o mesmo resultado que a legenda conquistou em 2018.

O PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro, ganhou no Rio de Janeiro e Santa Catarina. A agremiação cuidará de 24,8 milhões de pessoas a partir do ano que vem. Há quatro anos, esse posto era do PSC, que não elegeu nenhum governador neste ano.

O PSDB, que liderou a lista em 2018, perdeu São Paulo, mas conseguiu vencer em três estados: Rio Grande do Sul, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. O partido ficará responsável por 23,9 milhões de habitantes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia