Imbiribeira abraça pré-candidatura de Raquel e comunidade se mobiliza para ouvir as suas propostas


O moradores da Vila da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, se mobilizaram para receber, neste domingo (10), a pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra, e apresentaram os principais problemas da localidade, dentre eles, a falta de vagas de creche para todas as crianças, a ausência de saneamento, os problemas de infraestrutura que causam constantes alagamentos em decorrência das chuvas e o desemprego.

“Um lado daqui é rico, o outro é rio. Essa comunidade não tem tratamento de esgoto, a creche está no meio da lama. Essa é a realidade que quero mudar. Não é uma coisa simples, mas eu sei que é possível fazer porque já fiz em Caruaru, investindo na educação e na infraestrutura, na ampliação de vagas de creches, em qualificação profissional, em tantas outras áreas”, ressaltou Raquel.

A pré-candidata reforçou seus compromissos de criar 60 mil vagas de creches no estado, gerar oportunidade de cursos profissionalizantes nas escolas estaduais, por meio do programa Trilhatec, e de construir cinco grandes maternidades.

Mãe de dois filhos gêmeos, de sete anos, Joana D’arc está desempregada e relatou que a água da chuva que invade as casas do bairro já causou leptospirose em algumas crianças. “Infelizmente estamos desacreditados por causa do abandono com as nossas crianças. O que a gente passa é uma vergonha. Não temos condições de viver com dignidade em um lugar que, quando chove, alaga nossa casa. Também não temos vagas de creche e nem emprego para nós que somos mães”, disse.

Os moradores também indicaram que a comunidade possuía um centro social, que foi desativado pelo Governo do Estado.

“Estamos em uma área central do Recife e é triste ver que há tanto descaso deste governo com a população. É importante destacar que Raquel é alguém que sabe como fazer e transformou a realidade de Caruaru”, frisou a deputada estadual Priscila Krause.

"É muito triste a situação de abandono dos moradores da Vila da Imbiribeira. Os alagamentos são frequentes. O esgoto a céu aberto adoece a população. Faltam unidade de saúde e escola. É inadmissível que nossa gente não seja amparada com necessidades básicas", refletiu a pré-candidata a deputada estadual, Patrícia Domingos.

Já a dona de casa Roseni de Sá Barreto apontou que seu maior desejo é que sua filha, de 17 anos, consiga uma oportunidade de qualificação profissional e de trabalho. “O governo não olha para os jovens e não dá incentivo para os nossos filhos”, criticou.

Para a liderança comunitária Abinadabe Gonçalo, 39 anos, a violência é um dos problemas centrais da Imbiribeira. “Nossa comunidade está tomada pelas drogas por falta de oportunidade e de políticas preventivas”, destacou. “A gente também sofre com as chuvas e a falta de saneamento. A questão ambiental deveria ser uma das prioridades do poder público. É possível criar meios de empregar as pessoas e cuidar do meio ambiente através da reciclagem”, acrescentou a liderança Noeme Nunes, ativista ambiental.

Acompanham a agenda o deputado federal Daniel Coelho; o ex-deputado Eduíno Brito; o vereador de Olinda e pré-candidato a deputado estadual, Jesuíno; o presidente estadual do Cidadania, João Freire; os pré-candidatos a deputado federal, Eduíno Filho, Rodolfo Albuquerque e Chico Rodrigues, e os pré-candidatos a deputado estadual, Francisco Lyon e Coronel Basílio.

MISSA - A pré-candidata iniciou a programação do domingo em Paulista, onde, ao lado o ex-deputado Ramos, assistiu à missa em homenagem à co-padroeira de Paulista, Santa Isabel Rainha de Portugal, na Igreja Matriz da cidade. A deputada estadual Priscila Krause, o federal Daniel Coelho e os pré-candidatos a deputado federal, Celso Muniz e Rodolfo Albuquerque, também acompanharam.

Foto: Américo Nunes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia