Negociações Rússia-Ucrânia terminaram em Gomel

© Sputnik / Aleksandr Kryazhev

Sputnik Brasil

O assessor do Gabinete do Presidente ucraniano, Mikhail Podolyak, disse que as delegações terminaram as conversações e vão partir para suas capitais para consultas antes de uma segunda rodada.

Rússia e Ucrânia se reuniram pela primeira vez desde o início da operação especial militar russa, na última quinta-feira (24).

Segundo o assessor do Gabinete do Presidente ucraniano, Mikhail Podolyak, a principal meta das negociações de hoje (28) era a questão do cessar-fogo no território da Ucrânia.

Depois do quinto dia de operação especial os representantes de Rússia e Ucrânia foram até a Belarus e definiram vários temas-chave que serviram de base para o primeiro esboço das decisões.

A expectativa, para Podolyak, é que na segunda rodada de negociações, se aprovadas as deliberações do dia de hoje, ambos os lados apresentarão bases práticas para a resolução das tensões na região.

O assessor presidencial do governo russo, Vladimir Medinsky, afirmou que ambos, Rússia e Ucrânia, combinaram de continuar as conversações nos próximos dias. Ainda de acordo com Medinsky, as delegações concordaram previamente em realizar a segunda rodada na fronteira entre Belarus e Polônia.


O ministro das Relações Exteriores de Belarus, Vladimir Makei, garantiu que a próxima rodada das negociações será realizada "daqui a um par de dias".

O chefe do Comitê dos Assuntos Internacionais da câmara baixa do Parlamento russo, Leonid Slutsky, também membro da delegação russa, confirmou que as delegações encontraram vários pontos em comum e espera que, a partir disso, seja possível obter progresso.

"Uma conversa aconteceu. O que será depois, os próximos dias vão mostrar." afirmou Slutsky que completou indicando que "o maior resultado de hoje [28] é que os lados estão ouvindo um ao outro."

Para o chefe do Comitê russo, há esperanças de que as conversações entre a Rússia e Ucrânia levem a um resultado positivo. Caso o resultado não saia como o esperado, então o trabalho seria descontinuado.
A delegação ucraniana partiu em helicópteros de Gomel, no início da noite, logo depois da reunião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia