Movimento Levanta Pernambuco propõe construção de plano de desenvolvimento para o sertão do Araripe


A presidente do PSDB e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, disse na noite desta sexta, 17, no debate do Movimento Levanta Pernambuco em Araripina que “esse encontro com o Araripe não é um encontro de chegada, é de partida. Em um desafio lançado pelo ex-senador Armando Monteiro, firmamos um compromisso de construir junto com vocês um plano estratégico de desenvolvimento do Sertão do Araripe. Não dá para trazer solução pronta do Recife. Temos inúmeras potencialidades e se hoje os problemas estão aqui, as soluções também estão’, afirmou. Raquel também fez uma convocação “para continuarmos conversando, debatendo sobre o que estamos vivendo e falando da relevância de colocar luz e foco sobre os problemas para buscarmos soluções”.

Durante o encontro foi exibido um vídeo do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) que não participou do evento porque está em Dubai para receber o segundo prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) por excelência em gestão pública. “O Movimento está nas ruas, ouvindo a todos, discutindo os problemas de Pernambuco e com certeza, em breve vamos apresentar um projeto novo para colocar o nosso estado no rumo certo”, afirmou Anderson.

O anfitrião em Araripina, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Bringel deu as boas-vindas ao Movimento e destacou a iniciativa que está no município para ouvir a população. “A nossa cidade é um dos maiores produtores de gesso do país, de mel também. O que falta para gente é incentivo. Somos um povo trabalhador que acorda cedo e luta muito, mas não temos apoio do governo. É difícil para um povo sofredor como o nosso que passa, por exemplo, um mês sem água. Se o nosso estado está lá embaixo, com esse sentimento de tristeza precisamos dar as mãos para levantar Pernambuco”, ressaltou o ex-vice prefeito de Araripina, Bringel Filho que se filiou ao PSDB na noite de hoje, juntamente com outra liderança da região, a ex-secretária de Agricultura de Bodocó, Lusimar Lima.

“Pernambuco é campeão em desemprego, tem 11,5% da população em condições de extrema pobreza. Se não tivéssemos os programas sociais esse percentual alcançaria 26% da população do nosso estado. Temos um ambiente ruim para quem quer empreender. Vocês sabem disso porque o povo do Araripe é empreendedor e esse governo é bom para arrochar e cobrar imposto, mas não é parceiro, não ajuda a população”, afirmou o ex-senador Armando Monteiro Neto. Já o ex-prefeito de Garanhuns e o ex-deputado Izaías Régis, frisou a importância da região para o estado e como o Araripe tem riquezas que precisam ser exploradas.

A falta de água foi novamente um assunto apontado pela população. “A gente paga a conta e só temos água uma vez por mês em nossa cidade. Para sobreviver na região temos que contratar carro-pipa. É mais um gasto”, destacou Elen Cordeiro.

“Vamos ter um novo projeto que vai fazer Pernambuco voltar a crescer a se desenvolver e ser o Leão do Norte”, acrescentou o ex-prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas. Já o ex-vice-prefeito de Bodocó, José Cláudio afirmou “estará junto com meus amigos de Bodocó subindo e descendo a serra para levar a mensagem do Levanta Pernambuco. Para o ex-vice-prefeito de Trindade, Lamarth Piancó e pré-candidato a deputado, “Pernambuco tem passado por momentos difíceis e o sertão tem pago um preço enorme. Precisamos gerar emprego e renda, o sertanejo merece dignidade”.

Para o pré-candidato a deputado e também um dos organizadores do encontro em Araripina, Aloísio Coelho, o Levanta Pernambuco vem percorrendo os quatro cantos do estado para ver as necessidades e o que é preciso fazer para mudar essa realidade. “Pernambuco tem que levantar, acordar. Está na hora de renovar”, afirmou.

A noite também contou com a participação do cordelista Carlos Paixão. Vereadores e lideranças de toda região participaram do evento.

Foto: Tiago Calazans

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre