A infinita Graça de Deus

 

Imagem da internet

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8.

O apóstolo Paulo define em poucas palavras a grande e imutável sabedoria de Deus para salvação do pecador:  "Pela graça sois salvos".

Mas para se entender o porque da manifestação da Graça, se faz necessário entender a real situação do homem. Diz a Palavra de Deus:

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. Romanos 5:12.

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Romanos 3:23.

Pelo exposto entendemos claramente que o homem estava perdido, sem quaisquer chances de ser alcançado, mas Deus, por sua infinita misericórdia, se dispôs a restaurar o homem através de sua bondade e misericórdia, a que Ele chamou de Graça.

A Graça é traduzida por “favor imerecido” ou seja, algo que se faz em favor de outro, mesmo sem esse outro merecer, e foi justamente isso que Deus fez, com seu imensurável amor, nos amou de tal maneira que nos deu  sua Graça por  Jesus Cristo , nosso Senhor.

Desse modo o apóstolo dos gentios afirma:

“ Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. Romanos 3:24.

“ Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” Tito 2:11.

“O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram.  Antes de a lei ser dada, já existia o pecado no mundo; porém, quando não existe lei, Deus não leva em conta o pecado.  Mas, desde o tempo de Adão até Moisés, a morte dominou todos os seres humanos, mesmo os que não pecaram como Adão, quando ele desobedeceu à ordem de Deus. Adão era a figura daquele que havia de vir,  mas existe uma diferença entre o pecado de Adão e o presente que Deus nos dá. De fato, muitos morreram por causa do pecado de um só homem; mas a graça de Deus é muito maior, e ele dá a salvação gratuitamente a muitos, por meio da graça de um só homem, que é Jesus Cristo”.  Romanos 5.12 – 15.

A explicação que o apóstolo nos dá, é suficiente para entendermos o processo de Deus para recuperação da humanidade perdida, constituindo Jesus como único intercessor e único Salvador. Atente bem para os versículos seguintes:

“ Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. I Timóteo 2:5

“ Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.  Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.  E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Atos 4:10-12.

Está claro que a humanidade só alcançará a salvação por meio da Graça divina, e esta Graça nos foi dada por Cristo Jesus, sem confessar ou reconhecer este ato de Deus em nosso favor é impossível que o homem possa ser salvo ou se chegar a Deus. O preço foi pago por Ele, a graça foi concedida a nós. Basta simplesmente crer e aceitar esse tão sublime e inefável favor de Deus.

“ Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” João 1:12.

Evang. Dário Gomes de Araujo.

Fonte: Biblia on line, versão "Nova versão na Linguagem de hoje"

           Bíblia de Estudo Pentecostal (Editora CPAD, 1990)

           Boyer, Orlando, Pequena Enciclopedia Bíblica.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia