Detran-PE abre Semana do Trânsito com ações para motoristas e motociclistas

 

Com lições de cidadania, segurança e prevenção, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) deu início, na manhã de hoje (20), aos eventos alusivos à Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 deste mês. A primeira ação, uma blitz educativa, ocorreu na cidade de Olinda, com simulação de conflitos no trânsito e demonstração de frenagem correta de motocicletas. As atividades, realizadas na Av. do Forte, ocorreram no formato “drive in” para se adequar às normas de prevenção contra a Covid-19.

Com cinco veículos parados por vez, técnicos do Detran-PE passaram informações sobre regras de trânsito, enquanto uma desavença entre motorista e motociclista ocupou o espaço da via. A rixa só chega ao final quando a voz de uma criança pede ao pai para não brigar. A ação foi simulada para alertar sobre os efeitos de conflitos no trânsito. Para o gerente comercial Maurício Galvão, a iniciativa da simulação “é interessante por mostrar o que acontece diariamente, além de conscientizar os motoristas”. De acordo com Geórgia Albuquerque, da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (Abrapsit), “É preciso empatia, tolerância e respeito à vida”. Simone Granja, também da Abrapsit, aconselha respirar e esperar uns instantes para não tomar atitudes impulsivas.

Além de simulação, foi realizada uma demonstração de frenagem com motocicleta, como forma de esclarecer sobre os métodos seguros de pilotagem. A apresentação ocorreu em três etapas: com freio traseiro a 30 km/hora; com freio dianteiro, traseiro e motor a 50 km/hora e com garupa no momento da frenagem. As formas diferentes serviram para apontar os mecanismos de segurança com relação a pedestres e ciclistas. O vigilante Elias Costa, gostou da exibição. “Aprendi sobre o freio motor, que tem mais precisão, mas foi manter a atenção de sempre”. Motociclistas que assistiram à demonstração concorrem a capacetes do Detran-PE e receberam do órgão de trânsito antenas corta pipa, que foram instaladas por técnicos da Disnove/Yamaha.                

A ação também serviu para reforçar a necessidade do uso correto do capacete. Dados do Serviço Bucomaxilofacial da Universidade de Pernambuco (UPE), realizada no Hospital da Restauração e no Hospital do Agreste, indicam que 40% dos motociclistas acidentados não estavam utilizando capacete e outros 40% faziam uso de álcool. Conforme Suzana Carneiro, cirurgiã bucomaxilofacial do Hospital da Restauração, e Felipe Cisneiros, da área de Odontologia e integrante da equipe de pesquisa, a maioria dos casos envolve jovens de 18 a 30 anos. Os dados são referentes ao ano de 2020. A cirurgiã esclarece que traumas na fase também podem ser letais, entre outras coisas, por destruir as vias aéreas.

Com 42 anos pilotando motos, Camila Vazcuez é presidente do Moto Clube Mulheres na Estrada. Para ela, a ação do Detran-PE é fundamental por incentivar o uso dos equipamentos de segurança. “Com a chegada do verão, o uso de corta pipa, por exemplo, pode evitar muitos acidentes”. Camila destaca que uma questão educacional e também financeira, uma vez que o instrumento tem um custo nem sempre acessível para todos. E oferece o Instagram do Moto Clube @mcmulheresnaestrada para quem desejar informações sobre a organização. Com 18 anos de formação, o Mulheres na Estrada é o primeiro moto clube de mulheres do Nordeste.

A abertura contou com a parceria da Prefeitura de Olinda, que disponibilizou bancas para realização de testes rápidos da Covid, e cadastro para emissão do Cartão do Idoso, destinado a estacionamentos. Teve ainda participação da Operação Lei Seca, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). A Semana Nacional de Trânsito é realizada desde 1994. De acordo com o artigo 75 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o Contran é responsável por estabelecer o tema e cronograma das campanhas que deverão ser promovidas por todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. No artigo 326, o CTB determina que a Semana Nacional de Trânsito deve ser comemorada sempre no período de 18 a 25 de setembro.           

A programação da Semana Nacional de Trânsito prossegue hoje com a “live”, mesa redonda para debater os desafios, avanços e experiências relacionados às aulas teóricas presenciais e remotas, às 19h. A coordenação será da Gerência de Produção Pedagógica do Detran-PE com a participação de instrutores de trânsito de autoescolas e entidades credenciadas. O acesso é pelo link: https://youtube.com/channel/UCh2k6cDIosPPWhPu5fd7o3w. Outras atividades acontecem ao longo da semana no Recife e Região Metropolitana (RM), com previsão de atingir um público superior a 2,6 mil pessoas, e reforçar o conceito “Pedestre e ciclista: ver e ser visto no trânsito”.    

A programação completa inclui ações educativas, distribuição de brindes e adesivos, apoio a medidas de saúde, além de blitz preventivas e informativas. Desenvolvidas pela Coordenação de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional, juntamente com a Diretoria de Fiscalização, as atividades contam com a parceria de órgãos públicos e organizações privadas, seguindo o tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, adotado para o ano de 2021 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

FOTO: PAULO MACIEL // DETRAN-PE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia