Influenza: 3º etapa da campanha começa nesta quarta (09)

Por Américo Rodrigo
Blog Cenário

Foto: Miva Filho

A partir desta quarta-feira (09), mais 991,5 mil pernambucanos estão aptos a tomar a vacina contra a influenza, que protege contra três tipos do vírus – A(H1N1), A(H3N2) e B. Nessa terceira fase estão contemplados: pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores de força de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. Com isso, totalizam mais de 3,5 milhões de pessoas no Estado aptas a participar da campanha, que segue até o dia 9 de julho.

Nas duas fases anteriores da campanha já estavam sendo vacinados os trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas, professores e idosos. Todos ainda podem ir a uma sala de vacinação em busca da sua proteção. “Toda a população inclusa nos grupos prioritários dessa campanha pode e deve se vacinar. Essa é uma vacina segura e que evita casos graves e óbitos provocados pela influenza, além de ser um direito à saúde desse público. Os municípios estão abastecidos das vacinas e prontos para vacinar”, afirma a superintendente de Imunizações da Secretaria estadual de Saúde (SES-PE), Ana Catarina de Melo.

Até o momento, o Ministério da Saúde (MS), responsável pela aquisição das vacinas e distribuição aos Estados, já enviou 2,7 milhões de doses para Pernambuco. De acordo com o LocalizaSUS, sistema de informação do órgão federal preenchido pelos municípios, já foram aplicadas 903.803 doses no estado.

É importante lembrar que é preciso um intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação das vacinas contra a influenza e Covid-19 para aquelas pessoas que estão elegíveis em ambas as campanhas. “Orientamos tomar primeiro a vacina contra a Covid-19 devido a atual situação epidemiológica do Estado e, passado os 14 dias, fazer a da influenza“, frisa Ana Catarina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia