Canon encerra atividades da única fábrica no Brasil

Socialismo Criativo

Foto: Reprodução

A Canon, fabricante de equipamentos fotográficos, anunciou que encerrará as atividades da única fábrica brasileira, localizada em Manaus (AM). De acordo com comunicado da empresa, a medida foi tomada pela Canon Japão, que responde pela unidade que empregava 43 pessoas. As vendas e assistência técnica aos clientes não serão afetadas, diz comunicado da empresa.

Canon fecha fábrica após quase 10 anos de atividades

“Informamos que o fechamento da fábrica [em Manaus] não afetará nenhum serviço ou estratégias de venda da multinacional. É uma decisão tomada pela Canon Japão que respondia pela fábrica”, diz um trecho da nota enviada a imprensa.

Em 2012, a multinacional japonesa inaugurou a fábrica na Zona Franca de Manaus como uma nova e decisiva etapa para aumentar as vendas de câmeras e acessórios em mercados emergentes – o Brasil era o quarto maior mercado da Canon no mundo, atrás de EUA, China e Japão.

A abertura da fábrica custou à Canon 110 milhões de ienes (na época, o equivalente à R$ 2,78 milhões). A unidade tinha 1,8 mil metros quadrados e inaugurou com 60 funcionários. A empresa ainda precisou abrir uma filial para dar apoio ao lançamento no Brasil: a Canon Indústria de Manaus Ltda., com capital de giro de 210 milhões de ienes (cerca de R$ 5,32 milhões).

Canon Japão vê “dificuldade em estratégia a longo prazo”

Quase 9 anos depois, a Canon Japão decidiu fechar a fábrica em meio às dificuldades provocadas pela pandemia de Covid-19. A empresa afirmou que o momento “dificulta a visualização de uma estratégia a longo prazo”.

Contudo, a fabricante japonesa disse que não deve encerrar completamente atividades no Brasil e reafirmou compromisso com o consumidor brasileiro. “Sendo assim, a Canon continua em plena atividade no Brasil, oferecendo seus produtos fotográficos, de impressão e imagem por sua loja virtual ou por sua equipe de campo. Além disso, nada altera nas áreas de atendimento ao cliente, garantia dos produtos e assistência técnica da Canon do Brasil” diz a empresa em nota.

Aumento dos preços

A empresa afirma que o modelo de negócio no Brasil não deve sofrer alterações e que programa lançamentos de novas linhas no país. Apesar das novidades, agora que a fábrica em Manaus fechou, é de se esperar que a importação cause o aumento do preço dos dispositivos — a empresa não confirmou se haverá alta no custo dos produtos.

Os modelos T7 e T7+ da câmera digital Canon EOS Rebel eram fabricados no Brasil e provavelmente devem sofrer alterações no preço. Outras linhas de dispositivos, como a Canon EOS R5, R6, RP e R já eram importados.

A Canon teve um modesto aumento em vendas líquidas no primeiro trimestre de 2021 em comparação anual com 2020. A companhia atribui o crescimento global de 7,7% ao aumento na demanda por materiais de maior qualidade para o home-office, como impressoras à laser. Em agosto do ano passado, a empresa sofreu um ataque e teve 10 TB de dados sequestrados em um ataque de ransomware que tirou do ar seu site americano.

Com informações do TecnoBlog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia