Diretor à frente do Enem morre de covid-19 poucos dias antes da prova

Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep desde agosto de 2019, morreu nesta segunda-feira (11/1) em Curitiba

E EuEstudante
Correio Braziliense

Carlos Roberto Pinto de Souza foi Comandante do Centro de 
Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro -
 (crédito: EB/Divulgação)

Após pedidos não atendidos de entidades estudantis e órgãos públicos pelo adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o falecimento do diretor responsável pelas equipes envolvidas no exame, a poucos dias antes do primeiro dia de aplicação de provas, acende um alerta para os riscos de se aplicar um teste durante a pandemia.

Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde agosto de 2019, morreu na tarde desta segunda-feira (11/1) em Curitiba (PR).

Segundo apuração do jornal Folha de São Paulo, a causa da morte dele, aos 59 anos, foram complicações decorrentes da covid-19. O diretor estava se tratando da doença desde dezembro em Curitiba.

O Inep divulgou uma nota de pesar pelo falecimento do diretor sem mencionar a causa da morte. Confira na íntegra:

“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do órgão desde agosto de 2019. O diretor faleceu na tarde desta segunda-feira, 11 de janeiro, em Curitiba (PR).

Carlos Roberto tinha doutorado em Altos Estudos Militares e foi Comandante do Centro de Comunicação e Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro. À frente da Diretoria de Avaliação da Educação Básica, coordenou as equipes envolvidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), entre outros. O diretor participou ativamente da concepção do Enem Digital e do Novo Saeb, principal projeto a que se dedicava nos últimos meses.

A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia