Youtube censura canal Papo de Mãe, de Mariana Kotscho; ABI se posiciona

São 11 anos de trabalho ali reunidos e a autora não pode acessar na plataforma


A jornalista Mariana Kotscho, responsável pelo blog e canal do Youtube ‘Papo de Mãe’, teve seu material de uma década de trabalho retido pelo Youtube. São 11 anos de trabalho ali reunidos e a autora não pode acessar na plataforma.

A medida se deu após a jornalista publicar uma série de cinco pequenos vídeos com trechos de audiências, onde o juiz da Vara da Família, Rodrigo de Azevedo Costa debocha das mulheres em dizeres críticos à Lei Maria da Penha ou mesmo às escolhas feitas para o casamento.

A jornalista Mariana Kotscho foi às redes protestar contra as medidas do Youtube. Veja seu recado a seguir.


Segue nota da ABI:

O YouTube retirou do ar o canal “Papo de Mãe”, de Mariana Kotscho, contendo cinco vídeos com trechos de audiências em que, na Vara de Família de São Paulo, o juiz Rodrigo de Azevedo Costa afirma que não se importava com a Lei Maria da Penha.

Dentre outras coisas, disse ainda o juiz:

“Uma coisa eu aprendi na vida de juiz: ninguém agride ninguém de graça.” “Qualquer coisinha vira Lei Maria da Penha. É muito chato”. “Ele pode ser um figo podre, mas foi uma escolha sua e você não tem mais 12 anos”.

O site Uol aceitou veicular os vídeos agora censurados, mas o trabalho de 11 anos de Mariana, com mais de mil matérias, está de posse do YouTube e nem mesmo a autora está tendo acesso a ele.

A Corregedoria do Tribuna de Justiça de São Paulo está apurando os fatos aqui relatados.

A ABI se solidariza com Mariana, lembra que a Constituição não permite censura e informa que envidará todos os esforços para pôr fim a este atentado à democracia e à liberdade de expressão.

A ABI vai entrar em contato com o presidente da Google no Brasil, que controla o YouTube, para protestar contra a censura e o arresto das demais matérias de Mariana.

Mais detalhes podem ser conhecidos no site Uol.

Paulo Jeronimo – Presidente da ABI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia