Paulo Câmara destaca a importância do cuidado e atenção à pessoa idosa



No Dia do Idoso, governador ressaltou a necessidade de investir na saúde para esse segmento da sociedade, durante inauguração do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, cujo terreno foi doado pelo Estado

O governador Paulo Câmara destacou, durante a inauguração do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), nesta quinta-feira (01.10), a importância do investimento na medicina preventiva e na saúde a médio e longo prazos, com um olhar direcionado às futuras gerações de pernambucanos. A unidade é a primeira do Nordeste completamente voltada ao tratamento e prevenção de doenças nas pessoas idosas. O terreno, com mais de 8 mil m² de área construída, foi doado pelo Governo de Pernambuco. A inauguração aconteceu nesta quinta, no Dia do Idoso.

“Para as pessoas viverem mais, precisamos cuidar cada vez mais da saúde da pessoa idosa. Com a inauguração do hospital, vai se cumprir um papel fundamental de apoio à pessoa idosa no Recife. A certeza de que tudo isso foi pensado para o futuro. Então, tem muito que se fazer ainda, e vamos continuar fazendo, com muito trabalho, muita dedicação, mas, acima de tudo, com muito coração, se colocando no lugar do outro e buscando fazer as resoluções a partir desse olhar do lugar do outro”, destacou Paulo Câmara. “Da maior crise sanitária que nossa geração enfrenta, fica o aprendizado. Mas fica, principalmente, no ambiente que estamos hoje da saúde, um diagnóstico muito preciso do que se faz, como se pensa, não apenas no curto prazo, mas como se pensa no médio e longo prazo, nas futuras gerações de pernambucanos”, completou.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, pontuou a relevância da obra em uma época de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. “Esse momento é tão importante para todos nós, fundamentalmente para o Recife, pois estamos em um ano muito difícil para a saúde pública e temos a dádiva de poder estar aqui. Esse tem sido um ano de muita luta, o mais difícil do século, e ter a oportunidade de entregar mais uma obra para o Sistema Único de Saúde é realmente de uma felicidade muito grande. Temos que reconhecer o grande trabalho que tem sido feito por essa gestão do Recife no campo da saúde”, afirmou o secretário.


O equipamento conta, ao todo, com 72 leitos, sendo 62 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade municipal funcionará na Avenida Recife, n° 810, na Estância, ao lado do Hospital Geral de Areias, e ofertará, atendimento ambulatorial, exames e leitos para internamento, incluindo UTI. Também terá assistência com médicos clínicos, geriatra, cardiologista, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, nutricionista e fonoaudiólogo. A maioria da equipe é especializada em saúde da pessoa idosa. Além disso, cirurgias geral, vascular e urológica; atendimentos com neurologista, urologista e proctologista serão disponibilizados à população idosa.

Os serviços se darão de acordo com um cronograma gradual, começando com as consultas ambulatoriais das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. As internações funcionarão 24 horas, de domingo a domingo. A previsão da gestão municipal é que sejam realizadas, mensalmente, cerca de oito mil consultas.

“A construção do hospital só foi possível pela determinação e disposição do governador Paulo Câmara em ceder o terreno para que pudéssemos construir este equipamento. O Governo do Estado tem sido nosso parceiro em todos os aspectos. O hospital representa mais um passo, uma jornada que travamos em Pernambuco para transformar a saúde pública. Teremos 500 pessoas trabalhando aqui, entre enfermeiros, médicos, técnicos e auxiliares. Grande parte dos equipamentos médico-hospitalares do novo hospital foi herdada da rede de hospitais de campanha que montamos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19”, disse o prefeito do Recife, Geraldo Júlio.

Dentro da área do HECPI funcionará uma base descentralizada do Samu Metropolitano do Recife. Este 12º ponto de apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) na capital, contará com uma ambulância básica, composta por um condutor-socorrista e um técnico em enfermagem.

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO – O projeto do hospital contou, ainda, com o ordenamento do comércio na calçada da Avenida Recife, em frente à unidade. Ao todo, 23 comerciantes informais de alimentos que tradicionalmente atuavam na área serão alocados para uma praça de alimentação adequada, pronta para receber pacientes, familiares e acompanhantes, garantindo a segurança e a dignidade para os trabalhadores. Os boxes serão entregues gratuitamente aos comerciantes, que vão ter toda a estrutura sanitária necessária para a correta manipulação de alimentos.

O Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa ganhou três painéis do artista pernambucano José Ferreira de Carvalho, conhecido como Ferreira, de 71 anos. Produzidas entre janeiro e junho, especialmente para o novo hospital, as pinturas retratam três diferentes fases da vida: a infância, a juventude e a terceira idade. As obras foram pintadas em cerâmica vitrificada, em diferentes tamanhos (3m x 3,5m, 3m x 10m e 3,5m x 13m). O pintor, escultor, ceramista e vitralista já participou de exposições nacionais e internacionais, tendo suas obras expostas na França, Alemanha, Holanda, Portugal e República Dominicana.

FORMAÇÃO - Além do cuidado com os pacientes, o Hospital do Idoso também terá um papel importante na formação e aprimoramento de profissionais de saúde, formação de cuidadores e na orientação de familiares e outros acompanhantes. A unidade fará parte de uma rede de cuidados e atenção integral à pessoa idosa, desde a atenção básica à especializada, promovendo a articulação e integração de ações com as demais políticas, funcionando como um centro formador e de referência para boas práticas na atenção à pessoa idosa e contribuindo para o envelhecimento saudável do cidadão recifense.

Fotos: Ashlley Melo/SEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

CICLISTAS SANTA-CRUZENSES DE MALAS PRONTAS PARA NOVOS DESAFIOS