Por que tantas mortes no trânsito?

Por Zé Minhoca

Conforme o estabelecido no Art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito, é anualmente comemorada, de 18 a 25 de Setembro.

Com o mundo inteiro sendo castigado por uma assustadora pandemia, onde somente no Brasil 4,5 milhões de famílias foram atingidas, o nosso trânsito continua matando mais de 45 mil pessoas todos os anos.

E neste de 2020 com o tema: “PERCEBA O RISCO, PROTEJA A VIDA!”, a campanha do Governo Federal chama a atenção sobre os perigos no trânsito e tenta conscientizar a todos, quer sejam motoristas; passageiros; motociclistas; ciclistas e pedestres, para uma maior atenção no trânsito, nas nossas ruas e nas nossas estradas.

Na verdade, o objetivo principal da Campanha é conscientizar a população sobre a importância de que cada um de nós tem, sendo diretamente responsável por todos, pois é inadmissível que a cada 1 hora cinco pessoas morram no País vitimadas pelo nosso absurdo e violento trânsito.

Percebemos com preocupação, a cada ano, que o número de acidentes envolvendo motocicletas no nosso Estado só tem aumentado,  para se ter uma ideia,    em 2018,   dos quase 40.000 acidentes registrados, 70% deles envolveu motociclistas e aqui em Santa Cruz,  de Janeiro à Setembro de 2019, foram registrados  123 acidentes envolvendo esse tipo de transporte.  “Se o risco de morrer em uma colisão de automóvel já é significativo, a depender das circunstâncias do acidente, sobre uma motocicleta, essas chances são 20 vezes maiores e esse número sobe para 60 vezes se a pessoa não estiver usando capacete, item OBRIGATÓRIO pela Legislação.”

Interessante registrar, que a maioria das vítimas fatais e que ficam com sequelas em acidentes envolvendo motocicletas são homens com idade de 19 a 29 anos, portanto que estavam na sua maior capacidade produtiva, ou como se diz popularmente: “na flor da idade !”.

Por que tantas mortes no trânsito? Já não basta a Covid-19? Vamos nos conscientizar! Nós somos os responsáveis!

*Lembrete: Crianças menores de sete anos, NUNCA devem ser conduzidas em motos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Filho deve substituir Aragão candidato em Santa Cruz