Por que tantas mortes no trânsito?

Por Zé Minhoca

Conforme o estabelecido no Art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito, é anualmente comemorada, de 18 a 25 de Setembro.

Com o mundo inteiro sendo castigado por uma assustadora pandemia, onde somente no Brasil 4,5 milhões de famílias foram atingidas, o nosso trânsito continua matando mais de 45 mil pessoas todos os anos.

E neste de 2020 com o tema: “PERCEBA O RISCO, PROTEJA A VIDA!”, a campanha do Governo Federal chama a atenção sobre os perigos no trânsito e tenta conscientizar a todos, quer sejam motoristas; passageiros; motociclistas; ciclistas e pedestres, para uma maior atenção no trânsito, nas nossas ruas e nas nossas estradas.

Na verdade, o objetivo principal da Campanha é conscientizar a população sobre a importância de que cada um de nós tem, sendo diretamente responsável por todos, pois é inadmissível que a cada 1 hora cinco pessoas morram no País vitimadas pelo nosso absurdo e violento trânsito.

Percebemos com preocupação, a cada ano, que o número de acidentes envolvendo motocicletas no nosso Estado só tem aumentado,  para se ter uma ideia,    em 2018,   dos quase 40.000 acidentes registrados, 70% deles envolveu motociclistas e aqui em Santa Cruz,  de Janeiro à Setembro de 2019, foram registrados  123 acidentes envolvendo esse tipo de transporte.  “Se o risco de morrer em uma colisão de automóvel já é significativo, a depender das circunstâncias do acidente, sobre uma motocicleta, essas chances são 20 vezes maiores e esse número sobe para 60 vezes se a pessoa não estiver usando capacete, item OBRIGATÓRIO pela Legislação.”

Interessante registrar, que a maioria das vítimas fatais e que ficam com sequelas em acidentes envolvendo motocicletas são homens com idade de 19 a 29 anos, portanto que estavam na sua maior capacidade produtiva, ou como se diz popularmente: “na flor da idade !”.

Por que tantas mortes no trânsito? Já não basta a Covid-19? Vamos nos conscientizar! Nós somos os responsáveis!

*Lembrete: Crianças menores de sete anos, NUNCA devem ser conduzidas em motos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

CICLISTAS SANTA-CRUZENSES DE MALAS PRONTAS PARA NOVOS DESAFIOS