11 parlamentares pernambucanos figuram em lista dos 100 mais influentes do DIAP

Por Blog da Folha


Pernambuco possui 11 parlamentares no levantamento dos nomes mais influentes do Congresso Nacional feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). A lista elege os "cabeças" do Legislativo Federal que, segundo a definição do órgão, se caracterizam protagonistas do processo legislativo, por sua capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações de propostas. A eleição é anual e escolheu 100 legisladores, sendo que 70 são deputados e 30 são senadores.

Em Pernambuco, se destacaram 9 deputados federais e 2 senadores. Os deputados escolhidos foram André Ferreira (PSC-PE), Daniel Coelho (CIDADANIA-PE), Danilo Cabral (PSB-PE), Luciano Bivar (PSL-PE), Renildo Calheiros (PCdoB-PE), Silvio Costa Filho (REPUBLICANOS-PE), Tadeu Alencar (PSB-PE), Fernando Filho (DEM-PE) e Wolney Queiros (PDT-PE). Dos senadores, foram escolhidos Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e Humberto Costa (PT-PE)

A lista dos “Cabeças do Congresso” está em sua 27ª edição. Após quatro anos de mandato na Câmara Federal (1995-1999) e no seu décimo ano no Senado (2011-2020), Humberto Costa já apareceu 12 vezes na lista, dez das quais consecutivas como senador. O objetivo da relação, também chamada de “Os Cabeças do Congresso Nacional”, é fornecer uma radiografia dos principais interlocutores no Parlamento brasileiro, publicando um resumo das principais habilidades dos deputados e senadores que realmente exercem influência no processo decisório do Poder Legislativo.

As lideranças pernambucanas escolhidas comemoraram o desempenho no levantamento. Em seu primeiro mandato e pela segunda vez consecutiva na lista, o líder do PSC na Câmara Federal, deputado André Ferreira (PSC-PE), destacou o reconhecimento diante do cenário turbulento provocado pela Covid-19. “É uma grande honra poder figurar, no meio de 594 deputados e senadores, entre os mais influentes no Congresso Nacional. É o reconhecimento de um trabalho duro, cansativo pelas idas semanais a Brasília, mas que traz grande satisfação por poder ajudar o Brasil a superar a crise que enfrentamos há alguns anos e que, acredito, está perto do fim”, afirmou o deputado.

“Para mim é um privilégio ser escolhido novamente pelo DIAP. Isso só aumenta a nossa responsabilidade em trabalhar por Pernambuco e pelo Brasil. Vamos continuar trabalhando para avançar na agenda Brasil e nas reformas necessárias para que o país volte a crescer gerando emprego e renda para a população. Aprendi na vida, que gratidão se retribui com trabalho. Vamos continuar, cada vez mais, trabalhando pelo nosso Estado", declarou Silvio Costa Filho. 

O senador Humberto Costa (PT) foi apontado pela 12ª vez na lista e destacou sua atuação como opositor ao Governo Bolsonaro. “Este é o reconhecimento do nosso trabalho. Temos seguido firmes na luta em defesa da democracia e dos interesses do povo brasileiro, combatendo incansavelmente toda a agenda de retrocessos do governo Jair Bolsonaro”, afirmou o senador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia