Coronavírus: grávida de 31 semanas morre no Recife e bebê é retirado com vida


Fisioterapeuta que estava na 31ª semana de gestação morre de coronavírus no Recife. Bebê é retirado com vida e está na UTI. Na última postagem nas redes sociais, Viviane compartilhou a alegria de estar grávida. Ela deixa outras duas filhas, gêmeas

Viviane Albuquerque

Viviane Albuquerque, de 33 anos, morreu na noite deste domingo (5) em um hospital particular de Recife vítima de coronavírus. A fisioterapeuta estava gestante de 31 semanas. O bebê foi retirado em procedimento cesariano na madrugada de ontem e está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em estado grave.

Embora o teste de Viviane já tenha dado positivo para covid-19, o caso dela ainda não foi contabilizado pelo Ministério da Saúde (MS) nem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Por meio de nota, o hospital onde a mulher estava internada disse que o bebê “está recebendo da equipe médica todos os cuidados necessários”. A Unimed informou que “não está autorizada a repassar informações tanto da paciente quanto do bebê, ficando a cargo da família”.

miga de Viviane há 15 anos, a fisioterapeuta Maria Eduarda Coura informou que a grávida foi internada no dia 28 de março, com sintomas de Covid-19.

“Na quarta-feira (1º) saiu o resultado positivo. Ela foi levada diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), não porque estava grave, mas por estar grávida. Na sexta-feira (3) ela foi entubada e, na manhã do sábado (2), tiveram que retirar o bebê. Ele está em estado grave, mas estável”, afirmou.

Esta foi a segunda gravidez de Viviane. Na primeira, ela teve gêmeas, que moravam com ela, a mãe dela e a sobrinha. Todas estão isoladas desde o diagnóstico positivo para Covid-19 de Viviane. As crianças estão na casa do pai.

“Era uma das pessoas mais cheias de astral que eu conheci na minha vida. Uma mulher totalmente independe, dona de si, tinha uma saúde maravilhosa, trabalhava como um trator. Nos formamos juntas”, declarou.

Ainda segundo Maria Eduarda Coura, a família não sabe como ocorreu a contaminação. Nesses casos, em que não é possível identificar quem infectou, os casos são tratados como transmissão comunitária, ou sustentada.

“Ela não viajou, nem soube de nenhum contato com alguém que estivesse infectado. Ela trabalhava numa clínica escola e atendeu até o dia 18 de março, quando houve o decreto para o fechamento de tudo. Não sabemos se foi com paciente, no elevador de casa, enfim”, disse.

A morte de Viviane representa o primeiro óbito de gestante com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) causada pelo novo coronavírus em Pernambuco.

Segundo relatos de amigos, Viviane era saudável, fazia academia com frequência e atuava como profissional da saúde. Na última postagem que fez, no dia 25 de março, ela publicou uma foto em preto e branco no Instagram segurando a barriga, quando estava com 30 semanas de gestação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia