PLANO DIRETOR DE TAQUARITINGA SERÁ ENCAMINHADO PARA A CÂMARA DE VEREADORES

 
O documento com a revisão do Plano Diretor de Taquaritinga do Norte, no Agreste, já está nas mãos do prefeito do município, Ivanildo Bezerra, que deverá encaminhar, nos próximos dias, para validação na Câmara de Vereadores. O Núcleo Gestor esteve na sede da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, entidade parceira na realização desta ação, para apresentar o resultado final com as diretrizes e metas que nortearão o planejamento municipal nos próximos 10 anos.   

Os técnicos da prefeitura (integrantes do núcleo gestor) Ronaldo Veiga, Deyse Barbosa e Thais Rubens puderam falar sobre as etapas de elaboração de revisão do documento, desde a mobilização e sensibilização da população, leitura da Cidade, elaboração do diagnóstico participativo até a definição das diretrizes, ações estratégicas e mapas síntese. Estavam presentes: a diretora de Planejamento e Ordenamento Territorial da Condepe/Fidem, Sônia Calheiros, a Gerente Geral de Planejamento Territorial e Metropolitano, Graça Tavares, as técnicas Claudia Melo, Ubalda Estrela e Maria José Ferraz.

Segundo o secretário municipal de Gestão, Evilásio Araújo, as diretrizes e metas estão inseridas na Agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Foram divididos em temáticas : aspectos ambientais (visando promover a preservação do meio ambiente); saneamento básico (água potável e saneamento); turismo (fortalecimento da atividade turística); desenvolvimento econômico da cidade (confecções, emprego e agropecuária, principalmente o fortalecimento da produção  de café orgânico); infraestrutura urbana (melhoria do sistema viário, entre outros); melhoria da qualidade de vida ( acesso à energia);  políticas públicas de saúde e educação e social (saúde e bem estar, educação de qualidade, entre outros); gestão participativa (fortalecimento da participação da sociedade civil); projetos de leis necessárias ; e ordenamento e estrutura urbana (controle urbano e uso do solo).

Sônia Calheiros elogiou o trabalho realizado pelo Núcleo Gestor e comentou que a Condepe/Fidem se empenhou em apoiar tecnicamente a revisão do PD de Taquaritinga do Norte promovendo reuniões técnicas, com atendimento jurídico e através da mobilização e sensibilização. Já Ronaldo Veiga disse que a parceria com a Condepe/Fidem foi fundamental para o êxito do trabalho, “o suporte técnico foi notório. O aprendizado foi muito grande”, enfatizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia