Ricardo Coutinho já na rua

Por volta das 21h deste sábado, 21, o ex-governador sob suspeita da Operação Calvário/Juízo Final por desvios de RS 134 milhões da saúde da Paraíba deixou a Penitenciária da Mangabeira em João Pessoa por ordem do ministro Napoleão Nunes Maia Filho; ele não ficou 48 horas preso

Fausto Macedo
Estadão

Ricardo Coutinho deixa a a prisão. FOTOS: CÓGENES LIRA

O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) deixou a prisão na noite deste sábado, 21. Ele estava detido na Penitenciária de Segurança Média da Mangabeira, em João Pessoa, desde a tarde de sexta, 20.

Coutinho saiu num carro acompanhado do filho Rico Coutinho e da companheira Amanda Rodrigues.

Mais cedo, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça, concedeu habeas corpus, durante o Plantão Judiciário, e determinou a soltura imediata do ex-governador.

O político foi preso na noite desta quinta, 19, no âmbito da sétima fase da Operação Calvário, que apura desvios de R$ 134,2 milhões em verbas da saúde e da educação no Estado.

Outro alvo da Calvário/Juízo Final, a prefeita de Conde, Márcia Lucena, também foi solta. Ela foi recebida por militantes, aos gritos de “deixa a professora trabalhar”, e fogos de artifícios.


A prefeita parou e fez um pequeno discurso. Disse que o momento é de voltar a lutar pelo povo de Conde, e colaborar com a Justiça. Ressaltou que está tranquila e serena.

A Procuradoria-Geral da República enviou manifestação ao Superior Tribunal de Justiça neste sábado defendendo a manutenção da prisão preventiva do ex-governador da Paraíba.

Coutinho governou a Paraíba entre 2011 e 2018, período em que, segundo as investigações, teria comandado organização criminosa que se instalou no Palácio da Redenção para propinas e desvios milionários na área da saúde e em outros setores de sua administração.

No dia da operação, o ex-governador declarou em sua página no Instagram que “foi surpreendido” com a decisão judicial que decretou sua prisão preventiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Filho deve substituir Aragão candidato em Santa Cruz