Palavras que edificam. Por Sonia Clemente.


Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá.

Neemias 8.10



Todo ser humano está sujeito a enfrentar algumas crises, sejam elas na área econômica, social ou espiritual. E muitos reagem dando lugar à tristeza ou ao desânimo e muitos ficam deprimidos, sem coragem para reagir.
O povo de Israel também viveu momentos de desânimo depois de terem passado décadas exilados em Babilônia.
Quando voltaram para Jerusalém a encontraram devastada; Esdras o sacerdote, e Neemias o governador, estavam à frente do povo para liderar a reconstrução.
Por causa da desobediência de Israel, que abandonara a Deus, a tristeza tomou conta de todo o povo, quando se reuniu para ler a lei do Senhor. Eles olharam para sua própria situação, perceberam a grandeza do erro que tinham cometido contra Deus e choraram por causa disso. Mas logo foram chamados à atenção por causa disso. Não era hora de pranto, de tristeza. Aquele era um dia de festa, de alegria, por ser consagrado a Deus e eles deveriam alegrar-se por isso. A alegria seria a força para que pudessem enfrentar o que viria pela frente.
Deus quer que o seu povo, seja um povo alegre (Glória a Deus!) Mesmo em momentos que tudo contribui para a tristeza? Sabemos que alegria significa contentamento, satisfação. Ou seja, a alegria no Senhor não depende das circunstâncias, mas sim da posição em que nos colocamos nas adversidades que podem nos ocorrer. Certa vez Paulo, falando dos momentos pelo quais passou, tanto de necessidades quanto de fartura, ele fala que aprendeu a estar contente em qualquer situação, pois o Senhor o fortalecia. Ele (Paulo) tinha coisas ruins para enfrentar, mas estava satisfeito com tudo que lhe acontecesse. Essa satisfação que o apóstolo Paulo sentia é a que precisamos cultivar em nosso interior. Sermos gratos a Deus sempre, e quando somos gratos, mesmo não tendo tudo que queremos, tornamo-nos pessoas alegres.
Se porventura estivermos passando por algo que não gostaríamos de passar, lembremos- nos que o nosso Deus é maior do que tudo isso. Vamos olhar para Ele e nos alegrar. Afinal, a alegria do Senhor é a nossa força.
Tenham todos uma ano novo cheio de paz e alegria no Senhor.

Sônia Gomes de Araujo Clemente.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia