Operação afasta prefeito, vice e presidente da Câmara de Itapissuma

Foto: Bruno Campos/JC Imagem

Do Blog de Jamildo

O prefeito de Itapissuma, José Bezerra Tenório Filho (PSD), conhecido como Zé de Irmã Teca, foi afastado na Operação Dragão do Mar, deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco nesta sexta-feira (20).

A investigação apura supostas irregularidades no programa de Frente de Serviço, da área de assistência social no município da Região Metropolitana do Recife. A ação deverá ser suspensa por decisão judicial.

De acordo com o delegado Jean Rockfeller, houve suposto desvio de R$ 10 milhões.

Além dele, foram afastados a vice-prefeita, Elionilda José de Santana (PP); o presidente da Câmara de Itapissuma; o primeiro secretário da Casa; e quatro secretários municipais, das pastas de Finanças, Assistência Social, e do distrito de Mangabeira.

A prisão do prefeito e de outros políticos chegou a ser pedida, mas não foi autorizada pela Justiça.

Em entrevista à TV Jornal, Jean Rockfeller afirmou que recursos que deveriam ir para o programa de assistência social teriam sido desviados para cabos eleitorais que atuavam em limpeza urbana. De acordo com a polícia, não havia licitação para a área.

O delegado afirmou que a gestão “praticamente loteou a cidade para fins pessoais, de angariar votos e desviar recursos”.
Os mandados foram expedidos pelo desembargador Alexandre Guedes Alcoforado Assunção.

Os investigados estão ainda proibidos de manter contato com as testemunhas.

Foram apreendidos computadores, celulares, cofres, armas, entre outros objetos.

A Polícia Civil cumpre 21 mandados de busca e apreensão domiciliar, cinco de suspensão do exercício do cargo eletivo, 12 de afastamento da função pública e uma quebra de sigilo bancário.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações começaram após uma denúncia anônima em julho, no Draco, o Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado. A delegada responsável é Viviane Santa Cruz.

São investigados os crimes de falsidade ideológica, peculato, frustração de direito assegurado por lei trabalhista, dispensa e inexibilidade de licitação fora das hipóteses legais, crime de responsabilidade e organização criminosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia