CAVALO MARINHO UM ESPETÁCULO EM FORMA DE AULA


Seis municípios estão sendo contemplados com o Patrimônio Vivo de Pernambuco

O Cavalo Marinho Estrela de Ouro, Patrimônio Vivo de Pernambuco, está realizando em seis cidades do Estado a aula-espetáculo “NO PASSO E NO COMPASSO DO CAVALO MARINHO ESTRELA DE OURO”, e um intercâmbio cultural com um grupo/manifestação de cada localidade. As apresentações, gratuitas, acontecem em escolas da rede estadual, até o dia 8 novembro, com acessibilidade comunicacional de acordo com o público de cada instituição escolar. A aula-espetáculo tem uma abordagem histórica e sociocultural do Cavalo-Marinho, onde serão explanados a teatralidade, a música e a dança deste folguedo popular do terreiro pernambucano, apresentando ao público os elementos mais tradicionais, como a história, as figuras (personagens), a interpretação, a musicalidade, as danças, as fantasias e adereços, além do Mestre contextualizar sua própria história e a do brinquedo, acrescentando as origens e influências ocorridas ao longo dos tempos.

Entre a explanação e as apresentações, o público tem a oportunidade de conferir a origem e as performances das principais figuras; as músicas são apresentadas pelo Banco (o conjunto de músicos) e seus instrumentos como rabeca, bage, mineiro e pandeiro. Já as Danças, desenvolvidas pelos Galantes e Damas, mostram as tradicionais coreografias e evoluções com seus arcos decorados e fitas. Ao final dessa abordagem teórico/prática acontecem apresentação com o Cavalo Marinho Estrela de Ouro em uma verdadeira celebração de magia, arte e formação.

O projeto incentivado pelo Funcultura, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, ainda pensando num intercâmbio de linguagens da cultura popular pernambucana, está promovendo uma culminância com a participação de um grupo/manifestação cultural de cada município contemplado, sendo eles, Condado, Tracunhaém, Limoeiro, Caruaru, Serra Talhada e Recife, tendo como respectivas atrações o Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro, o Coco de Roda Panela de Barro, o Boi Cara Branca, Anderson do Pife, o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião e o Caboclinho Tribo Carijós do Recife.


Sobre o Cavalo Marinho Estrela de Ouro

Com quarenta anos de existência, o Cavalo Marinho Estrela de Ouro, com vários prêmios e honrarias, hoje, é o único com quatro gerações brincando juntas. Originário do município do Condado, a Terra do Cavalo Marinho, foi declarado como Patrimônio Vivo de Pernambuco, título outorgado em 2018 pela Fundarpe/Secretaria de Cultura de Pernambuco. Participou de inúmeros festivais, mostras e eventos na Mata Norte, no estado e em todas as regiões do Brasil, com apresentações e ministra oficinas de cavalo marinho (música, dança, máscaras, bordado de peitorais, confecção de arcos, etc.) em todo o país. Seu Martelo é o Mateus mais antigo em atividade, hoje com 82 anos de idade e mais de cinquenta anos executando o mesmo papel/personagem.

Cronograma da Aula-Espetáculo

Condado / Mata Norte
04/11/2019 - segunda-feira / 08 h
Escola Júlio Correia de Oliveira
Atração Local: Maracatu de Baque Solto Leão de Ouro

Tracunhaém / Mata Norte
04/11/2019 - segunda-feira / 10h30
Escola Estadual Agamenon Magalhães
Atração Local: Coco de Roda Panela de Barro

Limoeiro / Agreste Setentrional
05/11/2019 - terça-feira / 10h30
EREM Austro Costa
Atração Local: Boi Cara Branca

Caruaru / Agreste Central
06/11/2019 - quarta-feira / 10h30
EREM de Caruaru Nelson Barbalho
Atração Local: Anderson do Pife

Serra Talhada / Sertão do Pajeú
07/11/2019 - quinta-feira / 10h30
EREM Cornélio Soares
Atração Local: Grupo de Xaxado Cabras de Lampião

Recife / Metropolitana Centro
08/11/2019 - sexta-feira / 10h30
Escola Estadual Caio Pereira
Atração Local: Caboclinho Tribo Carijós do Recife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia