FIEPE e IFPE dialogam sobre parceria para competitividade da indústria no Agreste


Empresários tiveram contato com sistemas e máquinas desenvolvidos por alunos para as necessidades da indústria


Estreitar os laços entre a indústria e academia para firmar e ampliar parcerias que promovam o fortalecimento do arranjo produtivo local. Esse foi o principal o objetivo da reunião itinerante do Conselho Regional Agreste da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) que aconteceu no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Caruaru, no dia oito de outubro. Os empresários puderam apresentar suas demandas para a instituição que apresentou suas instalações e metodologia de ensino que preparam os alunos para atuar com assertividade nos negócios da região.

O diretor regional da FIEPE, Andrerson Porto, ressaltou a importância de agendas como essa, que aproximam os setores e destacou a relevância do debate para melhorar a competitividade das empresas por meio da formação e tecnologia. "Esse deslocamento até as instituições de ensino é fundamental porque nos dá a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e dialogar sobre temas como a indústria 4.0. Conhecer melhor o IFPE, sua história, as instalações e os projetos desenvolvidos de maneira muito proativa para suprir as lacunas do mercado fortalece o nosso conselho e a economia da região como um todo, tendo em vista as parcerias que podem ser firmadas a partir desse encontro".

Após o debate entre os empresários e parte do corpo docente do IFPE, o conselho realizou uma visita guiada pela estrutura do campus e puderam conhecer alguns dos laboratórios, sistemas e máquinas desenvolvidas pelos alunos que atendem diretamente a indústria. "Foi um momento de diálogo para que os empresários conhecessem a instituição a fundo e para que nós pudéssemos saber mais sobre as demandas e as necessidades da região. A maioria das empresas é de pequeno e médio porte e precisa de apoio e nossa função é a formação técnica, nossos estudantes estão aqui para serem práticos e temos condições de oferecer cursos customizados. Precisamos da união dos setores para fazer o Agreste crescer ainda mais e ser referência", enfatizou a diretora geral do IFPE Campus Caruaru, Elaine Rocha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia