Grupo de Trabalho é instalado na Alepe para desburocratizar os financiamentos do BNB


Deputados que integram a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo (CDET) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e representantes do Banco do Nordeste (BN) iniciaram um Grupo de Trabalho. Coordenado pelo deputado Romero Sales Filho, o Grupo buscará formas de desburocratizar os processos de financiamento do Banco, bem como desenvolverá adaptações para a Indústria 4.0. Representantes de setores do poder público e órgãos privados também integram a equipe. A reunião de instalação ocorreu nesta quarta-feira 25, na Sala de Reuniões da primeira secretaria do Poder Legislativo estadual.

Um dos pontos abordados pelo grupo foi a implementação de uma unidade da rede de inovação do Banco do Nordeste. A partir desta iniciativa, em parceria com o Porto Digital, haverá um maior estímulo ao empreendedorismo e à tecnologia no estado de Pernambuco. 

O presidente da CDET, deputado estadual Delegado Erick Lessa, explica que o colegiado, em conjunto com os demais órgãos, busca inserir o estado no eixo da inovação tecnológica. “Com a Indústria 4.0, há mudanças nos processos produtivos por meio da interconexão de dispositivos inteligentes. Pernambuco é um motor econômico, que deve se integrar às novidades de tecnologia, ampliando o potencial de mercado”, afirma.

Ainda durante a reunião, a atração de investimentos para Pernambuco foi apresentada como um dos objetivos do Banco, mediante ações com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper).

Desburocratização

O Grupo de Trabalho se dedicará a encontrar formas de desburocratização e digitalização de processos do Banco do Nordeste. Desta forma, visa-se facilitar concessões de financiamento. Entre as deliberações do Grupo, está a apresentação de um relatório do BNB, com orientações aos micro e pequenos empresários acerca destas concessões. 

Além do presidente do colegiado, participaram da reunião os deputados Romero Sales Filho e Sivaldo Albino; o representante do Banco do Nordeste Rogério Ramos; o economista da AD Diper Hugo Borba; o representante da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Matheus Galindo; o diretor-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Eduardo Salazar; o empresário Daniel Asfora (Lide-PE); e o consultor legislativo da Alepe André Pimentel.

O Grupo de Trabalho foi formatado após uma audiência pública ocorrida no dia 28 de agosto na Alepe, sobre as contribuições do Banco do Nordeste para Pernambuco, com a presença do superintendente estadual da instituição, Ernesto Lima Cruz. A próxima reunião do Grupo está agendada para acontecer no dia 30 de outubro.

Foto: Viliane Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia