Palavras que edificam

O Templo de Salomão

E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam.
I Reis 6. 7


Uma das primeiras referências  a materiais pré-moldados usados para a construção data do ano de 1034 aC. 

O suntuoso templo de Salomão construído no 4º ano de seu reinado foi feito assim. As pedras eram preparadas em um outro lugar de forma que , ao chegar no lugar do templo eram somente encaixadas cada uma na sua própria posição, não necessitando mais de ajustes algum, de sorte que não se ouvia barulhos na construção, nem de martelos, serrotes, ou ferros. Tudo era preparado fora e levado pronto para a construção.

E Sucedeu que no ano de quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Zive (este é o mês segundo), começou a edificar a casa do SENHOR.  E a casa que o rei Salomão edificou ao SENHOR era de sessenta côvados de comprimento, e de vinte côvados de largura, e de trinta côvados de altura.  E o pórtico diante do templo da casa era de vinte côvados de comprimento, segundo a largura da casa, e de dez côvados de largura diante da casa.  E fez para a casa janelas de gelosias  fixas. E edificou câmaras junto ao muro da casa, contra as paredes da casa, em redor, tanto do templo como do oráculo; e assim lhe fez câmaras laterais em redor.  A câmara de baixo era de cinco côvados de largura, e a do meio de seis côvados de largura, e a terceira de sete côvados de largura; porque pela parte de fora da casa, em redor, fizera encostos, para que as vigas não se apoiassem nas paredes da casa. 

E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam. I Reis 6:1-7.

Ainda há os que chamam aquele povo de retrógrado ou atrasado, mas o que vemos é um povo da mais alta formação que, até hoje, admiramo-nos com suas proezas.  O templo de Salomão é uma prova irrefutável da imponente arquitetura dos templos bíblicos.

Evang. Dário Gomes de Araujo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia