Vertente do Lério recebe a 9ª edição da Caravana da Educação

Ação que já movimentou mais de 20 mil gestores, professores e estudantes da rede estadual desde 2018 chega ao Agreste Setentrional com o objetivo de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens


VERTENTE DO LÉRIO – O governador Paulo Câmara acompanhou, na manhã desta terça-feira (28.05), a 9ª edição da Caravana da Educação e Pactuação de Metas 2019, no município de Vertente do Lério, Agreste Setentrional pernambucano. O circuito de atividades pedagógicas, culturais e esportivas, aconteceu paralelamente à reunião de pactuação, com o objetivo de aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da rede estadual de ensino. A ação, realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Justa Barbosa de Sales, contemplou todas as 37 unidades de ensino da Gerência Regional de Educação (GRE) Vale do Capibaribe.

“Estamos construindo um caminho bonito e sem volta na educação, porque não vamos nunca mais retroceder. Em 12 anos conseguimos reverter os piores resultados e, hoje, Pernambuco é referência no Brasil. A gente quer que os nossos jovens tenham a certeza de que poderão realizar seus sonhos, cursar faculdade e arrumar bons empregos. Mas sabemos que temos muito o que avançar, por isso viemos a Vertente do Lério, para cobrar que continuemos dessa mesma forma: trabalhando com essa mesma determinação e vontade de melhorar a educação de Pernambuco. É um esforço conjunto, diário. Não é fácil, mas o ambiente da escola tem que ser cada vez mais valorizado. Educação é o caminho em que a gente vai insistir”, afirmou o governador Paulo Câmara.

As ações da Caravana da Educação foram divididas em dois polos: Cultural e Esportivo. No primeiro, centenas de estudantes participaram de um ambiente com muita música, danças e apresentações culturais no pátio recreativo. Já na quadra poliesportiva, a programação foi voltada para atividades físicas, como crossfit, aeróbica e badminton, e também contou com jogos matemáticos e recreativos.

A reunião de Pactuação de Metas ocorreu simultaneamente às atividades da caravana, no auditório da unidade de ensino. Comandado pelo secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, a reunião de Pactuação, que acontece em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), discutiu as estratégias e prioridades para o ano em curso e o aprimoramento de metas que contribuam para os avanços da educação em Pernambuco.


Para o secretário Fred Amâncio, houve uma transformação positiva nos encontros desde que a dinâmica da Pactuação de Metas incorporou os Polos Cultural e Esportivo. “Desde que criamos a Caravana da Educação, no ano passado, passamos a oferecer coisas além da Pactuação de Metas. E o governador Paulo Câmara vem participando de todas as caravanas, demonstrando a prioridade que a educação tem para o Governo do Estado”, pontuou.

O prefeito da cidade, Renato Sales, ressaltou a satisfação de receber a Caravana da Educação, por ser um projeto que dá continuidade ao trabalho feito na educação do município. “Desejo que esse encontro seja muito produtivo e traga mais bons frutos para o futuro dos nossos alunos”, frisou. Aluno do 3° ano da escola anfitriã da caravana, Mateus Souza, de 19 anos, destacou o estímulo que as apresentações de dança e ginástica oferecem aos alunos. “Essas iniciativas incentivam outras pessoas, inclusive deficientes físicos como eu, a fazerem atividades físicas”, comentou.

Também acompanharam a Caravana da Educação o secretário da Casa Civil, Nilton Mota; os deputados estaduais Henrique Queiroz Filho, Paulo Dutra e Tony Gel; além de prefeitos da região.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara