2ª edição do Festival Café Cultural de Taquaritinga do Norte anuncia programação


A pacata e serrana cidade de Taquaritinga do Norte, no interior do estado, vem se destacando no País e no exigente mercado internacional em virtude do seu café, tipo arábica típica, primeira planta cafeeira a ser trazida para o Brasil ainda em 1727, cultivado as sombras das árvores. Por isso, desde o ano passado ganhou um festival para enaltecer essa riqueza natural e aquecer a economia. A segunda edição do festival  já tem data marcada, será entre os dias 11 e 14 de julho, período de baixas temperaturas na cidade, o que proporciona aos visitantes um clima de montanha agradabilíssimo.   

Realizado pela Prefeitura através da Diretoria de Cultura junto com o Ministério da Cultura e Governo do Estado, o evento resgata e valoriza a cultura do café, muito rica na cidade, que já foi coroada como tendo um dos melhores do País. O mesmo é 100% orgânico, só recebe adubação natural e já é exportado para vários Países, pois é muito utilizado em qualquer tipo de bebida feita a base de café, porque tem um gosto achocolatado.

A programação contará com oficinas voltadas para jovens e adultos, diversas apresentações culturais, cortejos e grandes shows com artistas locais, regionais e de renome nacional, divididos em oito polos culturais, sendo eles:

Polo Multicultural (Palco Principal) – Voltado para a realização dos grandes shows musicais.

Polo Teatro SESC Cultural – Montado no Altar da Praça. Reunirá o melhor da nossa cultura. Danças, Saraus, apresentações de quadrilhas, brincadeiras infantis e atividades circenses.

Polo Literário – Montado no salão de Verônica, ao lado da igreja Matriz. Será voltado para lançamentos de livros, exposições de peças históricas da cidade e debates.

Polo Erudito – Realizado na Igreja Matriz de Santo Amaro.

Polo Arte e Poesia – Será localizado na Praça Antônio Pereira, em volta do lago. Reunirá muita poesia, arte, declamadores e repentistas. 

Polo Oficina- Acontecerá em Escolas do Município onde serão ofertadas oficinas de formações e cultural para o público geral.

Polo do Artesanato – Localizado na Praça Antônio Pereira. Será o local ideal para os visitantes adquirirem peças de artesanato local e regional.

Polo Café no Coreto – Localizado no coreto central onde será montada uma cafeteria para degustação dos cafés de Taquaritinga e comercialização de iguarias feitas a base de café.

Além dos oito polos, o Festival também contará com uma caminhada ecológica, onde os participantes poderão visitar alguns pontos turísticos da cidade, bem como plantios de café orgânico.

Na estrutura da festa, as pessoas contarão com o trabalho das policias militar e civil, bombeiros e seguranças particulares. O evento também contará com fiscalização da vigilância sanitária, presença do Samu e com estande da Secretaria Municipal de Saúde.

E é por isso que quem vier à Taquaritinga nesse período, não se arrependerá. Serão quatro dias de muita cultura, café de primeira qualidade, grandes shows musicais e diversão, aliados ao clima de montanha e um povo acolhedor.


POLO SESC CULTURAL

Dia 11 - “Sarau Estudantil” – Apresentações de alunos da rede escolar do municipio
Peça teatral “O Malassombro”, da cidade de Arcoverde
Apresentação de Dança “Samba de Coco Trupé”, da cidade de Arcoverde
Banda “Dama do Rei”, da cidade de Caruaru ,
Dia 12 - Apresentação do grupo “Bacamartes”
Apresentação de Quadrilhas Juninas
Show com a dupla Socorro e Mazé
Dia 13  - Apresentação dos Maracatus Estrela de Ouro e Nação Coroado”
Peça teatral: “O Peru do Cão Coxo”, da cidade de Limoeiro
Apresentação do grupo “A Cocada”, da cidade de Olinda
Show com “Cacau Miranda”

POLO PALCO PRINCIPAL

Dia 12 - Adiel Luna, Santanna o cantador e Flávio Leandro
Dia 13 - Cristina Amaral, Maestro Spock e mais uma atração a definir 
Dia 14 - Bia Villa Chan, Maestro Forró e Dorgival Dantas

POLO LITERÁRIO

Dia 11 - Felipe Silva e Concurso de Contos
Dia 12 - Alexandre Revoredo e Milena Pessoa
Dia 13  - Mesa redonda com jornalistas 

POLO ERUDITO

Dia 11 – Atração a definir 
Dia 12 – Clássicos Sanfonados
Dia 13 - Orquestra 19 de Julho

POLO ARTE E POESIA

Dia 11 – Roda de Capoeira e Academia de Cordel de Caruaru      
Dia 12 – Alexandre Revoredo e Grupo da 3ª Idade
Dia 13 – Apresentação infantil (Mamulengos)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara