Secretário de Desenvolvimento Agrário recebe demandas do MST


O secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, recebeu, nesta terça-feira (16), uma pauta de reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), durante reunião na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Participaram do encontro, junto com o secretário, o presidente IPA, Odacy Amorim; o diretor-presidente do Iterpe, Altair Correia, e o secretário-executivo de Agricultura Familiar, Gleybson Neves.

Cerca de 400 pessoas estiveram na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e do IPA na tarde desta terça-feira (16), durante a programação do Abril Vermelho, mobilização realizada anualmente em memória das vítimas de Eldorado de Carajás.  Entre os pleitos apresentados à Secretaria estavam ações diretamente ligadas à pasta, com a construção de uma adutora para irrigação, sistemas de abastecimento d’água e regularização fundiária; além de pautas vinculadas a outras áreas do Governo, como Saúde, Educação, Infraestrutura, Turismo e Cultura.

Após a reunião com as lideranças do movimento, o secretário Dilson Peixoto se comprometeu a analisar item a item da pauta, avaliando as demandas do MST junto à Secretaria, e encaminhar às demais pastas e ao Gabinete do Governador as reivindicações restantes. “A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e todas as empresas ligadas a ela (IPA, Iterpe, ProRural e Ceasa) tem compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar, por isso é preciso que estejamos juntos. Espero que vocês venham sempre aqui”, afirmou, destacando que as portas da secretaria estarão sempre abertas aos movimentos rurais.

Ao final do encontro, o dirigente do MST Jaime Amorim destacou a receptividade que o movimento encontrou na Secretaria. “Fomos recebidos pela equipe da Secretaria e de todas as empresas coligadas. Não ouvimos um 'isso não dá para fazer’, mas sim o compromisso de avaliar cada ponto da pauta”, relatou aos integrantes do movimento.

O MST tem hoje 234 assentamentos em Pernambuco, com cerca de 30 mil famílias entre assentados e acampados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara