Obras de Esgoto em Santa Cruz do Capibaribe já estão 45% concluídas


As obras para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário em Santa Cruz do Capibaribe, a cidade mais populosa do Agreste Setentrional, já estão 45% concluídas. O empreendimento recebe um investimento de R$ 100 milhões feito pelo Governo do Estado para ampliar a cobertura dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na cidade, beneficiando mais de 100 mil pessoas. Esta obra já está possibilitando a implantação da primeira etapa desse sistema e conta, hoje, com nove frentes de trabalho atuando na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), quatro estações elevatórias (bombeamento), além de tubulações e poços de visitas.

A previsão é que seja iniciada a pré-operação do sistema já no mês de novembro deste ano, graças ao empenho da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para manter as inspeções constantes nas obras, buscando cumprir o cronograma estabelecido. No bairro Oscarzão, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto já está na fase final de concretagem das fundações. A unidade terá a capacidade de tratar o volume de 355 litros, por segundo – garantindo 100% de atendimento da cidade até o ano de 2038.


Já foi iniciada também a implantação das quatro estações elevatórias que compõem o sistema, assim como dos interceptores às margens do Rio Capibaribe, tubulações que terão a função de coletar o esgoto gerado na cidade. Dos 18 quilômetros de interceptores previstos no projeto, já estão prontos 10 quilômetros. A primeira etapa do sistema também possibilitará a instalação de 184 poços de visitas, dos quais 58 já foram concluídos. Os poços de visitas possibilitam a interligação do sistema existente na cidade aos interceptores.

As ações de implantação do SES iniciaram em maio de 2018 e são executadas com recursos financiados pelo Governo do Estado junto ao Banco Mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia