São Bento do Una é o 5º município a receber água da Transposição do rio São Francisco pela Adutora do Agreste/Moxotó

Arcoverde, Pesqueira, Belo Jardim e Sanharó já estão sendo atendidas por este sistema

Um dia após a chegada em Sanharó, as águas do rio São Francisco começam a abastecer a população de São Bento do Una, que fica a 206 quilômetros da capital pernambucana. Ainda em fase de testes, os bairros Rua Nova, Menino Jesus de Praga, Balança e Agra foram os primeiros beneficiados e a expectativa é de que o primeiro ciclo de abastecimento seja concluído até o próximo dia 19. A iniciativa faz parte do projeto hídrico do Governo Paulo Câmara para ampliar a oferta de água em cidades do Agreste, onde há maior carência de recursos hídricos.

Ontem (10), a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa deu início ao enchimento dos reservatórios e, na manhã desta segunda-feira, 11, os moradores começaram a receber água da transposição nas torneiras. “A água chega em um momento crucial para o município de São Bento do Una. 70% da cidade estava em colapso, pois o Sistema Pau Ferro, que abastece a cidade, só conseguia atender 30% da população uma vez por mês”, afirma o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

São Bento do Una passa a fazer parte do grupo de cidades que estão sendo abastecidas com água do rio São Francisco por meio da integração das Adutoras do Agreste/Moxotó. A determinação do governador Paulo Câmara de antecipar a utilização da tubulação implantada da Adutora Agreste, antes da construção do Ramal do Agreste pelo governo federal, tem transformado a realidade da região que tem o pior balanço hídrico do país e sofre com estiagens prolongadas.

Foram investidos R$ 85 milhões na construção da Adutora do Moxotó que capta água do Rio São Francisco direto da Barragem de Rio da Barra, em Sertânia, e se une à Adutora do Agreste, em Arcoverde. Ao todo, 400 mil pessoas de dez municípios serão beneficiadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia