Meningite meningocócica: doença que matou neto de Lula é gravíssima

Os sintomas são rigidez na nuca, febre alta, dor nas articulações, dor de cabeça, náuseas e vômito. Doença pode matar em 24 horas


Metrópoles

A doença que vitimou o neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é considerada gravíssima. A meningite meningocócica se carateriza pela inflamação das meninges, membranas que revestem regiões cerebrais, e pode matar em até 24 horas a partir do surgimento dos primeiros sintomas.

A rede pública de saúde oferece vacinas para uma das cepas da bactéria Neisseria meningitidis, que causa a doença. A imunização protege da cepa C, que é a mais comum. A rede particular tem vacinas para outras quatro cepas. “A vacinação é o modo de prevenção mais eficiente. É muito importante que os pais estejam conscientes disso para que o bloqueio seja mais efetivo”, defende a pediatra Nathália Sarkis, da equipe do Hospital Santa Lúcia e integrante da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O contágio da bactéria é feito por contato, por meio de secreções do nariz e da boca (gotículas de saliva). Crianças em idade escolar costumam ser as mais atingidas.


Geralmente, a bactéria infecta primeiro outras partes do corpo, como a pele, o intestino ou os pulmões e, depois, chega até o cérebro, onde se desenvolve e causa uma grande inflamação das meninges. Em casos mais raros, pode entrar diretamente no cérebro, especialmente se houve algum trauma grave na cabeça, como um acidente de trânsito.

Os sintomas sãos comuns aos de várias outras enfermidades, mas, quando combinados, devem determinar uma visita urgente ao médico.

Sintomas
  • Febre alta, acima de 38º;
  • Forte dor de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Rigidez na nuca, dificuldade para dobrar o pescoço;
  • Sonolência e cansaço excessivo;
  • Dor nas articulações;
  • Intolerância à luz e a ruídos;
  • Manchas roxas na pele.
Em bebês, a meningite meningocócica pode ainda provocar outros sintomas como moleira tensa, agitação, choro intenso, rigidez do corpo e convulsões.

O neto do ex-presidente Arthur Araújo Lula da Silva tinha 7 anos e morreu na tarde desta sexta-feira (1º/3) em um hospital localizado em Santo André (SP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia