São Paulo completa 465 anos nesta sexta-feira (25)


Trânsito é uma das principais reclamações dos 12 milhões de habitantes


Há 465 anos jesuítas realizavam uma missa para comemorar a conversão do apóstolo Paulo numa colina entre os rios Tietê, Anhangabaú e Tamanduateí, no local em que hoje está o Pátio do Colégio. Nascia naquele dia 25 de janeiro a cidade de São Paulo.

Ao longo dos anos, o povoado de jesuítas e índios acabou se tornando importante entreposto comercial e de serviços no período colonial, característica que acompanhou a cidade até seu ápice durante o ciclo do café no século XIX e da industrialização no século XX.

De lá pra cá, a cidade se transformou num gigante de concreto. São 12 milhões de habitantes que convivem com problemas também gigantes.

O trânsito, claro, é uma das principais reclamações. Para se ter uma ideia, cada paulistano passa, em média, duras horas por dia dentro do transporte público. É o que mostra uma pesquisa da ONG Nossa São Paulo. 

São Paulo também é uma cidade que provoca amor e ódio nas pessoas. Se por um lado 63% das pessoas dizem que deixariam a cidade se tivessem oportunidade, por outro, é aqui que estão concentrados 10% de todo o PIB brasileiro. É o décimo maior PIB do mundo! A cidade ainda é responsável por mais de 40% das patentes produzidas no país e sedia a 5ª maior Bolsa de Valores do mundo em capitalização do mercado.

A diversidade cultural e étnica é muito presente na cidade. Tudo isso, herança da imigração. Hoje, São Paulo abriga moradores de 196 países diferentes. São italianos, japoneses, espanhóis, libaneses, árabes...

E diante de tanta diversidade, claro que a festa de aniversário tem de ter muita música e arte. Durante todo o dia de hoje, no vale do Anhangabaú, a população vai poder assistir apresentações de diversos ritmos e estilos musicais. Além dos shows no palco do Vale do Anhangabaú, haverá também atividades em outros centros culturais que ficam em regiões periféricas da cidade.

A entrada em todas as atividades é gratuita e toda a programação pode ser vista no site da prefeitura.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia