Especialista orienta sobre como controlar ansiedade para último dia de provas do Enem

Confiança na preparação feita ao longo do ano e respiração profunda são algumas dicas dos psicólogos e psicopedagogos


No próximo domingo (11), estudantes de todo o Brasil concluem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O segundo dia de provas foi reservado às questões de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Mesmo sendo o encerramento do certame neste ano, os estudantes não devem perder o foco para responder as últimas 90 questões que serão fundamentais para a nota geral. Por isso, o Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) do Colégio GGE traz orientações para os alunos nesta reta final.

“É normal que a ansiedade se faça presente tanto para a família quanto para os estudantes. Orientamos que, na véspera da prova, o aluno relaxe e procure fazer atividades que promovam o descanso da mente, porque o nervosismo pode atrapalhar a concentração no dia decisivo. Agora, é importante confiar no que se estudou durante o ano e descansar”, aconselha a psicóloga do GGE, Tâmara Barros.

Além do descanso, as horas que antecedem o Enem devem servir para se organizar. “É necessário que o aluno durma cedo no sábado, dia 10, e que procure ter uma noite tranquila. Organizar com antecedência o material que será levado no domingo fará com que o estudante não saia atrasado e tenha tempo hábil para se dirigir ao local onde o exame será aplicado. Essa prática fará com que ele não gere uma ansiedade pelo possível atraso”, explica.

Caso o aluno se sinta nervoso enquanto está fazendo a prova, a orientação é não se desesperar. “Ele pode parar por um momento, ir ao banheiro, tomar uma água e fazer uma respiração mais profunda. O momento de relaxamento dará suporte para que ele consiga retomar a concentração e continuar a prova”. Seguir as regras do Enem para o dia da prova também evita contratempos. Não é permitido entrar no local da prova com nenhum tipo de aparelho eletrônico, a caneta utilizada deve ser preta e de material transparente, é preciso levar um documento de identificação com foto e o tempo mínimo de permanência na sala é de duas horas.

O Colégio GGE vem preparando os alunos para lidar com a ansiedade antes das provas, desde o início do ano letivo. No último dia dois de novembro, a instituição de ensino levou seu time de professores para o projeto Aprovação realizado pela TV Asa Branca que contou também com o apoio da Wizard e do Unifavip | Wyden. Um aulão gratuito foi promovido no Polo Caruaru para 2.500 alunos com o objetivo de revisar os principais assuntos abordados em sala de aula, nos vestibulares e no Enem de forma criativa. Os conteúdos foram transmitidos por meio de aulas e de shows e os inscritos receberam material didático para acompanhar a explicação dos professores. O corpo docente deu dicas, tirou dúvidas e resolveu questões multidisciplinares. Além disso, os participantes aprenderam exercícios de alongamento, participaram de um momento de reflexão e se divertiram com muita música no intervalo das apresentações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara