Campanha sobre saúde do homem chega ao ônibus

Cartazes nos ônibus e veículos envelopados são algumas das ações da Campanha Novembro Azul. A iniciativa conta com as empresas Pedrosa, Conorte e São Judas Tadeu


É hora de alertar para a saúde do homem. E para chamar a atenção deles, principalmente dos passageiros do transporte público, as empresas de ônibus da Região Metropolitana do Recife, circularão este mês com cartazes em todos os veículos e alguns busdoor com a temática do Novembro Azul. Externamente, também haverá lembrete sobre a campanha. Assim como ocorreu com o Outubro Rosa, três ônibus das empresas Pedrosa, Itamaracá e São Judas foram envelopados e passarão pelas ruas lembrando sobre a importância do cuidado com a saúde.

A ação tem foco na prevenção do câncer de próstata, abordando várias dimensões importantes da saúde e bem-estar masculinos: a saúde física e mental, a vacinação de homens jovens e adultos, cuidados a serem adotados para prevenir vários tipos de câncer e doenças cardíacas, entre outros.

A campanha também incentiva os homens a acompanharem suas parceiras grávidas nos exames de pré-natal, fortalecendo os laços familiares. A ação conjunta desenvolvida pelas empresas operadoras reforçam a campanha nacional promovida pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e, localmente, com a Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco). A iniciativa conta ainda com o apoio da Rota Mídia Exterior e do Grande Recife Consórcio de Transporte.

“Esta campanha, realizada por meio do transporte público por ônibus, tem o diferencial de ser uma aliada contra o preconceito que muitos homens ainda têm quando se trata de saúde”, afirma o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha. “Dentro do ônibus temos um público diverso, homens de todas as faixas etárias, que nem sempre têm acesso a essas informações”, complementa ele. “Nosso setor está fazendo sua parte para que os objetivos do Novembro Azul sejam alcançados. A prevenção é sempre o melhor remédio”.

Saúde do Homem em números - De acordo com dados da OPAS/OMS, o câncer é uma das principais causas de morte no mundo, responsável por cerca de 9,6 milhões de óbitos só neste ano. Entre os mais comuns, o câncer de próstata responde atualmente por 1,28 milhão de casos. Mas são as doenças cardiovasculares a principal causa de mortes no mundo. Estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2015, representando 31% de todas as mortes em nível global. Com relação às condições de saúde mental, o organismo internacional revela que essa dimensão é responsável por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos.

A OPAS/OMS também destaca que a vacinação previne doenças, deficiências e mortes por uma série de enfermidades, como sarampo, febre amarela, difteria, hepatite B, caxumba, coqueluche, pneumonia, poliomielite, diarreia por rotavírus, rubéola e tétano. Por isso, a campanha ressalta a importância de se manter as vacinas em dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara