Campanha sobre saúde do homem chega ao ônibus

Cartazes nos ônibus e veículos envelopados são algumas das ações da Campanha Novembro Azul. A iniciativa conta com as empresas Pedrosa, Conorte e São Judas Tadeu


É hora de alertar para a saúde do homem. E para chamar a atenção deles, principalmente dos passageiros do transporte público, as empresas de ônibus da Região Metropolitana do Recife, circularão este mês com cartazes em todos os veículos e alguns busdoor com a temática do Novembro Azul. Externamente, também haverá lembrete sobre a campanha. Assim como ocorreu com o Outubro Rosa, três ônibus das empresas Pedrosa, Itamaracá e São Judas foram envelopados e passarão pelas ruas lembrando sobre a importância do cuidado com a saúde.

A ação tem foco na prevenção do câncer de próstata, abordando várias dimensões importantes da saúde e bem-estar masculinos: a saúde física e mental, a vacinação de homens jovens e adultos, cuidados a serem adotados para prevenir vários tipos de câncer e doenças cardíacas, entre outros.

A campanha também incentiva os homens a acompanharem suas parceiras grávidas nos exames de pré-natal, fortalecendo os laços familiares. A ação conjunta desenvolvida pelas empresas operadoras reforçam a campanha nacional promovida pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e, localmente, com a Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco). A iniciativa conta ainda com o apoio da Rota Mídia Exterior e do Grande Recife Consórcio de Transporte.

“Esta campanha, realizada por meio do transporte público por ônibus, tem o diferencial de ser uma aliada contra o preconceito que muitos homens ainda têm quando se trata de saúde”, afirma o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha. “Dentro do ônibus temos um público diverso, homens de todas as faixas etárias, que nem sempre têm acesso a essas informações”, complementa ele. “Nosso setor está fazendo sua parte para que os objetivos do Novembro Azul sejam alcançados. A prevenção é sempre o melhor remédio”.

Saúde do Homem em números - De acordo com dados da OPAS/OMS, o câncer é uma das principais causas de morte no mundo, responsável por cerca de 9,6 milhões de óbitos só neste ano. Entre os mais comuns, o câncer de próstata responde atualmente por 1,28 milhão de casos. Mas são as doenças cardiovasculares a principal causa de mortes no mundo. Estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2015, representando 31% de todas as mortes em nível global. Com relação às condições de saúde mental, o organismo internacional revela que essa dimensão é responsável por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos.

A OPAS/OMS também destaca que a vacinação previne doenças, deficiências e mortes por uma série de enfermidades, como sarampo, febre amarela, difteria, hepatite B, caxumba, coqueluche, pneumonia, poliomielite, diarreia por rotavírus, rubéola e tétano. Por isso, a campanha ressalta a importância de se manter as vacinas em dia.

Postagens mais visitadas deste blog

ZÉ ELIAS CONCEDE ENTREVISTA E FALA SOBRE O MOMENTO DIFÍCIL QUE ESTÁ PASSANDO

EDILSON TAVARES, UM OUTSIDER QUE DEU CERTO