'A caixinha do bom senso no Brasil está vazia', diz Priscila Krause sobre a patrulha aos professores

Por: Juliano Muta
Do Blog da Folha

Deputada estadual Priscila Krause (DEM) no Plenário da Alepe 
Foto: Mariana Carvalho/Divulgação

Diante da controvérsia em torno da incitação aos alunos para que filmem professores em sala de aula a fim de denunciarem supostas "doutrinações", ideia sugerida pela deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PSL-SC) e corroborada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que declarou que "professor tem que se orgulhar e não ficar preocupado" em ser filmado por seus alunos, a deputada estadual reeleita Priscila Krause (DEM) se posicionou contrária à proposta defendida pelo movimento Escola Sem Partido, mesmo apontando a necessidade de discussão do tema.

"É uma decisão que passa pelo Congresso mas precisa ser discutida e levantada. Tem questões que precisam ser abordadas na sala de aula. Sala de aula é espaço de debate político sim. Sala de aula é espaço de debate de ideias. Mas não pode ser espaço de constrangimento nem para aluno nem para professor", ponderou. 

Priscila se colocou contrária a qualquer patrulhamento que possa ser imposto aos docentes. "É muito complicado qualquer tipo de monitoramento. Professor tem um poder de influência sobre o aluno muito grande, ele é a autoridade em sala de aula. Por outro lado, o aluno também tem que ter uma posição de respeito em relação ao professor. Eu acho que tudo parte da da tolerância e do respeito. A caixinha do bom senso no Brasil está vazia, a gente precisa encher essa caixinha de bom senso", afirmou. 

Contudo, ela pontuou que a prudência também precisa partir dos professores. "Tanto o excesso de militância quanto o patrulhamento são ruins. O que se precisa é de conduta democrática. A gente precisa aprender a conviver com quem diverge da gente. E o ambiente escolar não pode ser um ambiente de doutrinação. Ele tem que ser um ambiente de ebulição de ideias. Ou a gente retoma a harmonia social ou o país não tem caminho. E apagar fogo com gasolina não vai dar certo", alertou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia