'A caixinha do bom senso no Brasil está vazia', diz Priscila Krause sobre a patrulha aos professores

Por: Juliano Muta
Do Blog da Folha

Deputada estadual Priscila Krause (DEM) no Plenário da Alepe 
Foto: Mariana Carvalho/Divulgação

Diante da controvérsia em torno da incitação aos alunos para que filmem professores em sala de aula a fim de denunciarem supostas "doutrinações", ideia sugerida pela deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PSL-SC) e corroborada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que declarou que "professor tem que se orgulhar e não ficar preocupado" em ser filmado por seus alunos, a deputada estadual reeleita Priscila Krause (DEM) se posicionou contrária à proposta defendida pelo movimento Escola Sem Partido, mesmo apontando a necessidade de discussão do tema.

"É uma decisão que passa pelo Congresso mas precisa ser discutida e levantada. Tem questões que precisam ser abordadas na sala de aula. Sala de aula é espaço de debate político sim. Sala de aula é espaço de debate de ideias. Mas não pode ser espaço de constrangimento nem para aluno nem para professor", ponderou. 

Priscila se colocou contrária a qualquer patrulhamento que possa ser imposto aos docentes. "É muito complicado qualquer tipo de monitoramento. Professor tem um poder de influência sobre o aluno muito grande, ele é a autoridade em sala de aula. Por outro lado, o aluno também tem que ter uma posição de respeito em relação ao professor. Eu acho que tudo parte da da tolerância e do respeito. A caixinha do bom senso no Brasil está vazia, a gente precisa encher essa caixinha de bom senso", afirmou. 

Contudo, ela pontuou que a prudência também precisa partir dos professores. "Tanto o excesso de militância quanto o patrulhamento são ruins. O que se precisa é de conduta democrática. A gente precisa aprender a conviver com quem diverge da gente. E o ambiente escolar não pode ser um ambiente de doutrinação. Ele tem que ser um ambiente de ebulição de ideias. Ou a gente retoma a harmonia social ou o país não tem caminho. E apagar fogo com gasolina não vai dar certo", alertou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara