A propaganda para virar o jogo



Haroldo Lima* 



Este jogo está sendo ganho na base da enganação, do grito, e para virá-lo será necessário desnudar o Bolsonaro, mostrando ao povo ele próprio falando, em seus vídeos, sobre os mais diversos assuntos. Assim ele será desconstruído.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ao Estadão deste domingo (14) que “só ouvi a voz do Bolsonaro agora. Nunca tinha ouvido”. “Nunca vi o Bolsonaro”.

Fernando Henrique milita na política há mais de 40 anos, já foi senador, constituinte, presidente da República. Nunca ter ouvido Bolsonaro, nunca o ter visto, é porque Bolsonaro passou os últimos 40 anos, dos quais 28 como deputado federal, como uma pessoa insignificante e desconhecida no cenário político nacional. 

Daí pode-se concluir que o eleitorado que lhe deu uma votação estrondosa no primeiro turno dessa eleição de 2018 votou sem o conhecer. Como disse FHC: “Não creio que seja por influência do que ele diz ou pensa que votam nele. O voto é anti-PT”. 

Na verdade, Bolsonaro conseguiu que o povo acreditasse que sua insignificância escondia uma plataforma de questionamento de “tudo que está aí” e de expectativa de mudanças. Uma empulhação. 

Por onde se vê que um aspecto importante - embora não único - da propaganda eleitoral do Haddad e Manuela é trazer à tona para a população que o Bolsonaro é uma fraude. A população que votou nele na expectativa de melhorias precisa ser esclarecida que votou enganada, ludibriada. 

Perpassou pelos círculos democráticos a estranhíssima ideia de que durante a campanha não se devia falar do Bolsonaro, nem do seu nome, nem do que ele fez, ou não fez, ou pensava. Há quem diga que essa proposição saiu das hostes do capitão, que teria muito a ganhar se a campanha democrática não se pusesse ante a tarefa de desconstruir a farsa do Bolsonaro. Levar nos programas eleitorais trechos de vídeos do Bolsonaro, ele próprio falando, é desmascará-lo e não fazer isto é ajuda-lo, escondê-lo, porque escondido ele está avançando. 

Bolsonaro ganhou o voto de muitas mulheres, negros, gente de camada média e gente pobre. Todos com a ideia de que, com ele haverá melhorias. Essa falsidade, que envolveu a maioria do eleitorado, não será desfeita apenas apresentando um plano adequadamente elaborado, bem feito, viável, com proposições justas. Isto deve ser feito, sem dúvida, mas só isto basta para virar o jogo. 

Este jogo está sendo ganho na base da enganação, do grito, e para virá-lo será necessário desnudar o Bolsonaro, mostrando ao povo ele próprio falando, em seus vídeos, sobre os mais diversos assuntos. Assim ele será desconstruído. 

Devemos, por exemplo, mirar as mulheres, e mostrar que elas não podem esperar melhorias de um candidato que diz que “não empregaria homens e mulheres com o mesmo salário”? E devemos projetar mais a vice mulher que é a Manuela, com grande potencialidade de atração de apoios, de mulheres e de jovens. 

Os negros de forma alguma podem ser embrulhados por uma pessoa que diz que se um filho seu namorasse uma negra seria “uma promiscuidade”. 

Os trabalhadores não podem esperar nada de bom de um candidato que votou pela reforma trabalhista de Temer e diz que vai criar uma carteira de trabalho verde e amarela que acabará com a carteira de trabalho azul, que tem as garantias da CLT. Tampouco podem deixar de saber que general-vice do Bolsonaro já disse ser a favor de acabar com o 13º salário. Devem ser alertados que o capitão Bolsonaro desautorizou essa opinião do general, mas que general não aceita ser enquadrado por subordinado e já disse que é vice, mas tem ideias próprias. 

É preciso escancarar para a população que o candidato que quer ser presidente é a “favor da tortura” e acha que ditadura errou porque “não matou uns 30.000”. 

É preciso assumir a dianteira no combate à corrupção, por um lado chamando a atenção - que é o que está sendo feito - de que Lula foi quem deu força ao Ministério Público, às Controladorias, à Polícia Federal, que não tinham nenhum papel na luta contra a corrupção; por outro lado, promovendo mudanças que evitem a corrupção no futuro, tipo a desburocratização, que pode retirar a base das propinas; defendendo que corrupto deve ser punido onde quer que esteja, mas que é inaceitável ações punitivas seletivas, que usem meios ilegais, ou que condenem sem provas; e que, finalmente, na luta contra a corrupção, não poderemos aceitar um presidente que, como deputado federal, disse, como disse Bolsonaro, com a maior empáfia, que “eu sonego tudo que for possível”. 

O povo deve ser apresentado ao vídeo em que o personagem que quer ser presidente, foi entrevistado, quando era deputado, pelo jornalista Jair Marchesine que lhe perguntou: “se você fosse hoje o presidente da República você fecharia o Congresso Nacional?”. E a resposta: “não há a menor dúvida, daria golpe no mesmo dia”; “através do voto não vai se mudar nada nesse país”.

Aos patriotas de nossa Nação e aos que querem o desenvolvimento devemos exibir trechos da entrevista da banqueiro neoliberal Paulo Guedes - que Bolsonaro já chamou para ser o seu super-ministro da Economia - na qual o “Posto Ipiranga”, no dizer do Bolsonaro, externou ser a favor da privatização de todas, repito, todas as estatais, incluindo a Petrobras e o Banco do Brasil. 

A propaganda naturalmente deverá continuar a apresentar suas proposições governamentais. Estas deverão ser transformadoras do quadro que está aí, o do governo Temer, apoiado pelo Bolsonaro. 

A melhoria da situação das massas deve ser tratada com destaque, a valorização do salário mínimo, do bolsa-família, do SUS, a isenção do imposto de renda para quem ganha até cinco salários, a revisão de privilégios de juízes e parlamentares, tipo auxílio-moradia a quem já tem casa, a demarcação de terras indígenas e quilombolas, a reforma agrária, reforma política, etc.

A retirada da situação negativa de dezenas de milhões de brasileiros, pobres ou de classe média, junto ao SPC, como foi proposto por Ciro Gomes, deve ser assumida de imediato, dizendo-se que é do Ciro, porque é justa, e é também uma forma de atrair esse líder nordestino para a virada da campanha.

Se a propaganda nesse período final deve atingir as massas populares em primeiro lugar, não pode descurar de sinalizar para o empresariado, principalmente o nacional, que ele vai ter um tratamento adequado, ajustado às circunstâncias do momento no Brasil, onde impera a desindustrialização, que deve ser contida, e no mundo, onde está em curso uma mudança do eixo econômico, que se desloca para os lados da Ásia, de onde podem vir grandes investimentos. Um novo projeto nacional de desenvolvimento tem que contar com a apoio do empresariado brasileiro, atento para que o mundo já assiste ao que se tem chamado de uma 4ª revolução industrial 4D, com imensos desafios e possibilidades dos quais o Brasil não pode estar ausente. 

Estamos começando duas semanas decisivas. Vamos vencer.

* Haroldo Lima é ex-diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e membro do Comitê Central do PCdoB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia