Corpo de Guilherme Uchoa é velado na Assembleia Legislativa de PE

Carregado por familiares, o caixão do presidente da Casa chegou aplaudido à Alepe

Por: Blog da Folha

Corpo do presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, é velado na Casa
Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O corpo do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa, chegou por volta das 10h20 desta terça-feira (3) para velório no plenário da Casa, localizada no bairro da Boa Vista, na área central do Recife. Carregado por familiares, o corpo chegou aplaudido à Alepe. Alguns parlamentares acompanharam o percurso até o hall de entrada do novo prédio. O enterro acontecerá às 16h no cemitério de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

Entre os mais próximos ao caixão, o governador Paulo Câmara, o prefeito Geraldo Julio e nomes como Renata Campos, Cleiton Collins, Diogo Moraes, Oscar Amorim, Romário Dias, Renato Pugliesi, Sileno Guedes e Michele Collins. Muito emocionada, uma das filhas de Guilherme, Giovana Uchoa, falou algumas palavras em homenagem ao pai. 

O governador Paulo Câmara destacou o diálogo de Uchoa com o Poder Executivo. "Ele sempre foi muito fiel a nós em uma parceria que começou lá atrás com Eduardo Campos. Sempre nos ajudou e aprovou projetos importantes para Pernambuco", disse. "É com pesar que nos despedimos de Guilherme, aqui na Assembleia, onde ele viveu seus últimos anos. Ele deixa muitos exemplos e um legado importante de trabalho e seriedade, que é muito importante para as futuras gerações", completou o socialista.

Também presente no velório, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, classificou Guilherme como figura importante para a política do Estado. "Sempre fez política de maneira muito transparente e gostava muito de ajudar as pessoas, tendo ocupado diversas funções antes dos mandatos eletivos". destacou o prefeito. "Fica o exemplo de homem agregador, que sabia juntar e unir para vencer os desafios que o Brasil ainda precisa vencer. Um amigo meu e fica a dor e a saudade. Que a vida dele sirva como exemplo", finalizou.

O líder do governo, o deputado estadual Isaltino Nascimento, relembrou a relação de Uchoa com outros poderes e órgãos. "O sentimento, tanto pessoal quanto político, é de uma perda muito grande. Ele ajudou bastante a construir a atuação do Poder Legislativo. Ele conseguiu fazer uma relação com os outros poderes [Executivo e Judiciário] e órgãos, como Ministério Público e Defensoria. Deixa uma lacuna muito grande para todos nós".

Sucessão na Alepe

Em relação à sucessão de Uchoa, o deputado estadual e líder da bancada de oposição, Silvio Costa Filho, afirmou que as conversas devem ser iniciadas na quarta-feira (4). "Esse episódio pegou todos de surpresa. É um momento muito triste para Pernambuco e para a Alepe e não tratamos ainda desse assunto. Ao longo do dia de amanhã conversaremos com o presidente em exercício e faremos uma reunião com os líderes", pontuou.

O presidente em exercício da Alepe, Cleiton Collins, também falou sobre a sequência. "Vamos ver o que o regimento diz sobre o assunto. Vamos saber se precisa de eleição, já que faltavam cinco meses para terminar o mandato". A Alepe abrirá sessão nesta quarta às 10h para homenagear Guilherme Uchoa.

com informações de Branca Alves, do Blog da Folha

Postagens mais visitadas deste blog

ZÉ ELIAS CONCEDE ENTREVISTA E FALA SOBRE O MOMENTO DIFÍCIL QUE ESTÁ PASSANDO

EDILSON TAVARES, UM OUTSIDER QUE DEU CERTO