NA PESQUISA VOX, LULA VENCE NO PRIMEIRO TURNO


Nos dois cenários da pesquisa, Lula tem 47% das intenções de voto, mais do que a soma de todos os seus adversários. Para o presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, a pesquisa revela que “o impacto da prisão não foi significativo nas intenções de voto de Lula”. “A pesquisa mostra que aumentou o sentimento de que o ex-presidente é vítima de uma injustiça e de que recebe um tratamento desigual por parte do Judiciário”, afirma Coimbra

Do Jornal do Brasil – Mesmo preso desde o último dia 7, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança na corrida presidencial e, em alguns cenários, até amplia sua vantagem em relação aos demais candidatos às eleições de outubro. É o que mostra pesquisa* do Instituto Vox Populi, encomendada pelo PT e realizada dos dias 13 a 15 de abril. Segundo o Vox Populi, na pergunta espontânea sobre a intenção de votos para presidente, Lula aparece com 39%. Bolsonaro (PSL) é o segundo, com 9%, seguido de Joaquim Barbosa (PSB) e Marina Silva (Rede), ambos com 2%. 

Nos dois cenários estimulados, um com o presidente Michel Temer e outro com o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, Lula aparece com os mesmos 47% das intenções de voto. O segundo colocado, Bolsonaro, tem 11% no cenário com Meirelles e 12%, com Temer. Tanto o atual presidente, quanto o ex-ministro da Fazenda não ultrapassam a marca de 1%.

Ainda segundo o Vox Populi, 41% dos brasileiros consideram que Lula foi condenado sem provas, 59% acham que a prisão do ex-presidente foi política e 58%, que ele tem o direito de ser candidato novamente à Presidência.

Para o presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, a pesquisa revela que “o impacto da prisão não foi significativo nas intenções de voto de Lula”. “A pesquisa mostra que aumentou o sentimento de que o ex-presidente é vítima de uma injustiça e de que recebe um tratamento desigual por parte do Judiciário”, afirma Coimbra. Nos cenários para o segundo turno, Lula marca 56% x 12% contra Alckmin (eram 50% x 14% em dezembro), 54% x 16% contra Marina (52% x 21%), e 54% x 20% contra Barbosa (ante 52% x 21% no último levantamento).

Veja os resultados dos cenários pesquisados no 1º turno:

Cenário 1 (Se Henrique Meirelles for o candidato à presidência do MDB):

CENÁRIO 1: SE HENRIQUE MEIRELLES FOR O CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO MDB

Cenário 2 (Se Michel Temer for o candidato à presidência do MDB):

CENÁRIO 2: SE MICHEL TEMER FOR O CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DO MDB

* Amostra nacional com 2000 entrevistas, aplicadas em 118 municípios. Estratificação por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara