TRE-PE planeja ações contra 'Fake News' nas eleições

Do Blog da Folha

Luis Carlos Figueirêdo é Presidente do TRE-PE
Foto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou uma coletiva, nesta quinta (22), para elencar as medidas que estão sendo planejadas para combater a proliferação de “Fake News” durante o período eleitoral. Ciente de que, hoje, as notícias falsas que circulam na internet “são a principal preocupação da Justiça Eleitoral no País”, o órgão implementará ações para “conscientizar os cidadãos, identificar eventuais divulgadores de boatos e calúnias e agilizar as punições”.

Inicialmente, o tribunal criará uma Central de Denúncias, que terá o papel de fazer uma triagem de todas as informações que chegarem à Justiça Eleitoral. Qualquer denúncia sobre fale News pode ser feita no site do TRE (www.tre-pe.jus.br) , pelo email ouvidoria@tre-pe.jus.br ou pelo Disque Eleitor (3194-9400). Além disso, no segundo semestre, o tribunal superior eleitoral disponibilizará em seu site o sistema Pardal, outro canal para recebimento de denúncias.

Da mesma forma, será lançada uma campanha nas redes sociais com o lema “nem sempre por trás de uma informação existe uma boa intenção”. “Queremos preservar a lisura do processo eleitoral e isso se faz, também, combatendo a disseminação de mentiras na internet. Sabemos que é uma tarefa difícil, mas faremos a nossa parte”, colocou o desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, presidente do TRE-PE.

Nesta quarta (21), Luiz Carlos se reuniu com o procurador regional eleitoral, Francisco Machado Teixeira e com delegados da Polícia Federal Renato Madsen (Chefe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado) e Belmiro Freire (Chefe da Delegacia de Defesa Institucional), para intensificar as ações contra as Fake News. Na ocasião, a PF colocou que tem a intenção de mapear com antecedência os municípios onde poderão haver tumultos, trabalhar em conjunto com outras forças policiais e estabelecer um canal para que os agentes possam punir eventuais propagadores de notícias falsas.

Com informações de Anna Tenório, repórter do Caderno de Política

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

CARLINHOS DA COHAB: MAIS ÁGUA PARA POÇO FUNDO E APOIO A DIOGO MORAES

PT estadual vota a favor da candidatura de Marília Arraes ao governo

Membros do PSD retornam ao grupo de situação em Santa Cruz do Capibaribe