Paulo Câmara exalta tradição e encanto dos grupos de Maracatu Rural de Nazaré da Mata

Governador esteve no município da Mata pernambucana, nesta segunda-feira, para conferir de perto a festividade


NAZARÉ DA MATA - Dando continuidade à agenda de Carnaval, o governador Paulo Câmara visitou, nesta segunda-feira (12.02), este município na Zona da Mata Norte pernambucana, onde prestigiou a maestria dos tradicionais blocos de Maracatu de Baque Solto. Com quase duas décadas encantando e animando nazarenos e turistas, a 19° edição da manifestação conta com a apresentação de aproximadamente 30 grupos, que embalam a festividade durante a programação. Patrimônios Culturais e Imateriais do Brasil desde 2014, as agremiações desfilaram em frente à Praça Papa João XXIII, mais conhecida como a Praça da Catedral, localizada no centro da cidade. Na oportunidade, Paulo coroou a miss Nazaré da Mata, Brennda Victória, de 21 anos, vencedora do concurso de beleza realizado no final do ano passado. 

"Aqueles que ainda não vieram contemplar o Carnaval de Nazaré, que venham. Estão fazendo uma festa bonita, organizada. A gente fica cada vez mais encantado com toda essa valorização da nossa cultura. Estamos vendo muita gente nas ruas, num clima de paz e alegria. O povo fazendo o Carnaval. E é isso que a gente tem que valorizar cada vez mais. Porque essa é a diferença do Carnaval de Pernambuco: quem faz a festa é a própria população", destacou Paulo, completando: "Estamos muito confiantes no planejamento que foi feito. A polícia está nas ruas e as pessoas podem ficar tranquilas de que nós estamos preparados para oferecer uma festa alegre e de paz", registrou. 


Recebendo o governador pelo segundo ano consecutivo durante as folias de Momo, o prefeito Nino comemorou a realização de mais um Carnaval alegre e seguro. "A população de Nazaré está sentindo a presença da Polícia Militar nas ruas. Sem dúvida nenhuma, isso faz a diferença. As pessoas confiam sair de casa. E isso é uma prova do compromisso do governador e de toda sua equipe com o bem estar e com a segurança do povo pernambucano, principalmente com os nazarenos", declarou.

OLINDA - Os foliões do bairro de Cidade Tabajara, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, também receberam a visita do governador nesta segunda-feira de Carnaval. No início da tarde, Paulo se reuniu com os prefeitos Professor Lupércio (Olinda) e Geraldo Julio (Recife) para conferir a apresentação do grupo de Maracatu Águia de Ouro. Após cumprimentar e ser fotografado ao lado dos foliões, o governador e comitiva seguiram para um almoço na Casa da Rabeca. "Estamos rodando o Estado para supervisionar e prestigiar as festividades de polos tradicionais. E eu não poderia deixar de vir à Olinda, como eu tenho feito todos os anos, porque a cidade exerce um importante papel na cultura pernambucana e sempre promove uma festa alegre, colorida e encantadora", pontuou o governador.


Para o prefeito olindense Professor Lupércio, a festa deste ano está ainda mais especial porque o compromisso firmado pelo Governo do Estado na área da segurança está sendo cumprido. "A gente sabe da agenda apertada do governador, então ficamos muito felizes com a presença dele, já pela segunda vez nesse Carnaval. Isso mostra seu compromisso, principalmente na área da segurança. Eu tenho falado com prefeitos de outros municípios e tenho escutado a mesma coisa: a polícia está nas ruas. A segurança tem dado um retorno muito grande à sociedade, e em Olinda não tem sido diferente. A gente só tem a agradecer", declarou.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

CARLINHOS DA COHAB: MAIS ÁGUA PARA POÇO FUNDO E APOIO A DIOGO MORAES

PT estadual vota a favor da candidatura de Marília Arraes ao governo

Membros do PSD retornam ao grupo de situação em Santa Cruz do Capibaribe