Seis municípios consultam Condepe/Fidem para revisão de Planos Diretores


Seis municípios solicitaram apoio técnico à Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, no sentido de consolidar apoio técnico para a revisão de Planos Diretores: Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife; Macaparana e Paudalho, na Mata Norte; Panelas e Taquaritinga do Norte, no Agreste. A entidade também participa na elaboração do Plano Diretor de Caruaru, já em fase de conclusão.

Nesta quarta-feira, 29, ocorreu em Taquaritinga do Norte a primeira oficina de sensibilização de gestores municipais, com a participação do diretor executivo da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto (que na ocasião representou o presidente da entidade Bruno Lisboa), do prefeito Ivanildo Bezerra, secretários municipais e representantes da gestão municipal. O objetivo é o de capacitar e sensibilizar os técnicos no sentido da importância da interface de ações de cada área e, também, repassar informações metodológicas para que o plano ocorra de forma participativa com a sociedade. O evento foi realizado na sede da Câmara de Vereadores.

Na programação constou a análise do último Plano Diretor do município, datado de 2007, para identificar os principais problemas e potenciais, com foco na situação atual X transformando em realidade. “A principal questão é fazer com que estes PDs passem de plano de governo para de gestão”, comenta a diretora de articulação e de apoio ao desenvolvimento regional da Agência Condepe/Fidem, Graça Tavares.

A sociedade civil organizada será envolvida no processo através da realização fóruns e oficinas, nos quais serão elaboradas estratégias e proposições para o Plano. Os técnicos da prefeitura apontaram a questão da expansão urbana, como um dos itens que devem ser reavaliados na revisão dessa lei urbanística, além da preservação do centro.

PANELAS – A equipe de Infraestrutura de Panelas esteve na semana passada na sede da Agência Condepe/Fidem para solicitar o apoio técnico para elaboração do seu PD. Estiveram presentes à reunião com técnicos da Agência: o secretário de infraestrutura João Figueiredo e o adjunto, Ezequiel Silva, a diretora da área, Maria Geniclécia. A equipe panelense vai analisar o último PD e apresentar um parecer técnico em uma próxima reunião, agendada para 11.12.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara