Feira do Sítio Cacimba de Baixo movimenta a Zona Rural de Santa Cruz do Capibaribe

Do Blog Merece Destaque


A feira de animais e da produção da Agricultura Familiar do Sítio Cacimba de Baixo, na Zona Rural de Santa Cruz do Capibaribe chegou a sua 14ª edição neste domingo (8), cresce a cada semana e já se tornou referência em comercialização de galinhas de capoeira, caprinos, ovinos, suínos e bovinos, além de derivados do leite, ovos e outros alimentos, frutas, legumes e verduras produzidos pelos agricultores da região.



A feira que acontece aos domingos vem atraindo pessoas de vários locais da região que vêm em busca de fazer negócios e conhecer a feira que já começou a mudar a vida das famílias que residem no sítio.



A feira foi idealizada pelo empresário Vando da Sertec e ele conta que sempre gostou de visitar feiras em várias cidades da região e a partir daí surgiu a ideia de iniciar uma feira aqui no município e incentivar os agricultores e criadores de animais a produzir e vender sem ter que se deslocar, movimentando a economia da região.

"Nós começamos aqui com apenas três barracas de comida, o forte da gente aqui é também a Agricultura Familiar, aonde se dispõe dessa área de alimentação. Hoje temos 27 barracas de alimentos, tudo produzido aqui na zona rural e tudo comidas típicas, canjica, pamonha, o sarapatel, o mungunzá... quer dizer, comida típica, tudo produzido aqui na zona rural, que a gente teve esse cuidado de as pessoas que fornecem essas comidas, produzir aqui na zona rural. Tem sido uma renda a mais pra esse pessoal, que tava até meio desmotivado, principalmente o pessoal que cria animais, eles estavam desmotivados e hoje, através dessa feira eles se animaram mais para criar os animais e hoje vemos pessoas que criam cabra, bode, gado, que não tinham nem vontade de criar mais e devido a essa feira ficou bem mais fácil porque eles estão vendendo o produto aqui no seu próprio terreiro, então antes tinha a questão da logística para ir vender em outra cidade, tinha a despesa e hoje não tem mais, hoje ele cria seu bichinho aqui em seu terreno e tem a feira aqui pra vender, já compra aqui mesmo, então ficou bem mais fácil agora de criar, porque através dessa feira deu esse motivo a mais para o pessoal criar seus animais", destacou Vando.

Ouça a seguir a entrevista completa com Vando da Sertec:



Reportagem e fotos: Almir Neves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara