O Cluster, evento multicultural carioca, realiza edição no Recife pela primeira vez

Evento idealizado pela estilista Carolina Herszenhut apresenta moda, design, artes visuais, música e gastronomia. O Cluster Recife acontece no dia 20/08, das 13h às 21h, no Espinheiro. A entrada é gratuita


O evento multicultural O Cluster chega pela primeira vez ao Recife no próximo dia 20 de agosto (domingo). Criado em 2012, o projeto oferece espaço para o intercâmbio de ideias, propostas e experiências de moda, design, artes visuais, música e gastronomia. O principal objetivo é fomentar a cadeia criativa dos locais por onde passa, viabilizando a troca de experiências entre o público e artistas, designers, estilistas. Cerca de 80 mil pessoas já passaram pelas mais de 20 edições realizadas no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. A edição recifense acontecerá das 13h às 21h, na Rua José Luís da Silveira Barros, 71, no bairro do Espinheiro. A entrada é gratuita. 

A programação d’O Cluster Recife será em formato pocket, mas extensa, com performances artísticas e musicais, marcas e produtos pernambucanos. Um dos destaques é o mercado de criativos, com curadoria da estilista Carolina Herszenhut, idealizadora e diretora d’O Cluster. O público encontrará 25 marcas de produtos e serviços de moda, design, artes visuais, música e gastronomia. A ideia é surpreender e apresentar nomes novos da economia criativa pernambucana. 

Até o momento, já estão confirmadas as presenças das marcas Atelier Cabana, Bresha, Bsspinelli, Calma Monga, Contém Glitter, Duas Design, Fazendo Fita, Firulinha, Ilustrathais, Kass Beachwear, Nara, Óleos do Brasil, Rosa Curinga, Sabor Vergan, Soul, Helena Aquarelas, Studio Lama, Tout e Vitalina. Os interessados em integrar a edição recifense podem participar da seleção enviando um e-mail com seu material para avaliação para cadastro@ocluster.com.br com o título “RECIFE ♥”. 

Enquanto a curadoria das marcas, chefs e artistas ainda não terminou, O Cluster já confirmou três atrações musicais. A multiartista olindense Catarina DeeJah apresenta seu projeto como DJ no evento e promete um set recheado de cumbias, que pesquisou em suas duas turnês pela América Latina. O também olindense DJ 440 vai de música brasileira e latina, passeando pelo samba, samba-rock, tropicalismo, funk e soul. Já o recifense DJ Aslan Cabral, que também é artista plástico e agitador cultural, deve levar toda a sua imprevisibilidade para o som. 

Multicultural, O Cluster Recife atua como plataforma para o público apreciar o trabalho de artistas visuais de Pernambuco. Na performance-serviço “Peluquería Carangi”, de Marie Carangi, a pessoa recebe um corte de cabelos deitada, com uma faca de cozinha semicircular muito afiada. Já Libra faz uso do seu próprio corpo para construir representações estéticas surreais. N'O Cluster, a artista visual apresenta "Like this", em que mostra a necessidade de se assumir como pessoa trans. A terceira performance é “Não Recomendados”, de Hamal, que nasceu como forma de reexistir e se estabelecer enquanto sujeito que tem a necessidade de externar os anseios do seu povo. 

A escolha do Recife para receber O Cluster não foi por acaso. “Existe um crescimento da economia criativa em todo Brasil, e isso inclui o Recife. Ainda mais pela cidade ser berço de uma série de manifestações artísticas e culturais”, explica Carolina. A estilista revela que há muito tempo quer trazer a iniciativa para o Nordeste. “E minha irmã mora em Olinda, o que possibilitou uma série de conexões na cidade. E, junto disso, ganhamos um edital com uma parceira local para realização de um seminário de moda e empreendedorismo no mesmo fim de semana”, revela. 

Sobre O Cluster – Desde 2012, já foram realizadas mais de 20 edições do evento no Rio e em BH. Ao longo desse período, o projeto apresentou cerca de 300 novas marcas e 50 novos chefs ao mercado, descobriu modelos de negócios inovadores, abriu caminho para eventos com propostas parecidas e revelou a potência deste mercado de empreendedores criativos. Na edição Recife, O Cluster tem patrocínio da Sol Beer e parceria com o Espaço Garimpo e Revista O Grito!. 

Além dos eventos, O Cluster conta com uma revista digital (www.ocluster.com.br) com matérias sobre o universo criativo no Brasil e no mundo, sendo todas autorais. E em 2016 O Cluster virou livro: “Guia O Cluster Cem Criativos Cariocas”. O título é inédito por se tratar do único guia da cidade do Rio de Janeiro, que revela novos nomes da economia criativa. 

Serviço:
O Cluster Recife
Quando: 20/08 (domingo), das 13h às 21h
Onde: Rua José Luís da Silveira Barros, 71 – Espinheiro | Recife-PE (Mapa: https://goo.gl/maps/wPoQppGNLm72)
Entrada: gratuita
Evento no Facebook: bit.ly/FB-OClusterRecife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia