Posse do novo prefeito de Belo Jardim será nesta terça-feira (25)

Hélio dos Terrenos e Silvano Galvão, prefeito e vice, respectivamente, seriam diplomados no próximo dia 31, mas o ato acontecerá nesta terça.

Por G1 Caruaru

Hélio dos Terrenos é o novo prefeito de Belo Jardim (Foto: Divulgação/Assessoria)

A posse e diplomação do novo prefeito de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, Hélio dos Terrenos (PTB) vai acontecer nesta terça-feira (25). A antecipação foi confirmada pelo presidente da 45ª Zona Eleitoral de Pernambuco, Demétrius Liberato.

Hélio dos Terrenos e Silvano Galvão (PTB), prefeito e vice, respectivamente, seriam diplomados no próximo dia 31, mas o ato acontecerá nesta terça, a partir de 10h no Salão do Júri. A posse acontecerá às 12h, na Câmara de Vereadores.

O petebista foi eleito no pleito suplementar em 2 de julho. Ele venceu Luiz Carlos, do PSB, e Gilvandro Estrela, do PV. Segundo a Justiça Eleitoral, o prefeito eleito recebeu 18.948 votos, o que corresponde a 46,06% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Luiz obteve 13.800 votos, o que equivale a 33.47%, e Gilvandro recebeu 8.442 votos, ou seja, 20,48% da votação.

Foram registrados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 1.239 votos brancos (2,77%), 2.305 votos nulos (5,15%) e 14.174 abstenções (24,05%). Belo Jardim tem um total de 58.944 eleitores aptos a votar.

Eleição Suplementar de Belo Jardim

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 11 de maio, decidiu, por unanimidade, pela realização de eleições suplementares no município. O candidato João Mendonça (PSB), que havia vencido o pleito de 2016, teve o registro de candidatura impugnado pelo Ministério Público e coligações adversárias por improbidade administrativa com dano ao erário e enriquecimento ilícito.

Ele concorreu à eleição de 2016 com o registro indeferido, aguardando julgamento definitivo do recurso pela Justiça Eleitoral. João Mendonça estava no cargo amparado por liminar concedida pelo TSE.

Desde então, como determina a legislação eleitoral, a prefeitura foi assumida interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores até o resultado das eleições suplementares. O prefeito interino é Gilvandro Estrela (PV), que também decidiu concorrer às eleições, acumulando o cargo com a campanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara