'Bancada BBB' usa denúncia para pressionar Temer

Do Estadão

Denunciado, Temer sofre pressão para encaminhar pauta conservadora. 
Crédito: Leo Correa/AP

As principais frentes parlamentares da Câmara aproveitaram a pressão sobre o presidente Michel Temer para reforçar seus interesses no governo federal. A investida coincide com a delação do grupo J&F, que levou ao pedido de denúncia por corrupção passiva contra o presidente.

Entre os 213 parlamentares que ainda não declararam voto, 80% pertencem à chamada 'bancada BBB' (Boi, Bala e Bíblia), que defende temas ligados ao agronegócio, à segurança pública e à religião.

Para angariar apoio para enterrar a investigação, Temer distribuiu emendas e recebeu mais de uma centena de deputados. Ele também sancionou uma medida provisória que permite a legalização em massa de áreas públicas invadidas, chamada de 'MP da Grilagem' por ambientalistas, e encaminhou um projeto que altera limites da Floresta Nacional do Jamanxim, agradando aos ruralistas.

A bancada evangélica, por sua vez, conseguiu a retirada de circulação de 90 mil livros didáticos considerados impróprios pelos religiosos. E os deputados da bala avançam na negociação para revogar o Estatuto do Desarmamento.

O Planalto nega que esteja cedendo à pressão em troca de apoio contra a denúncia, que deve ser apreciada pelos deputados nesta quarta-feira, 2

Na Economia, um dos destaques é a entrevista com o novo presidente do grupo Odebrecht, alvo de investigações por corrupção e superfaturamento. Luciano Guidolin assumiu em maio o lugar de Marcelo Odebrecht, preso há dois anos, e afirma que a companhia se afastou dos vícios, pagou por seus erros e, por isso, merece continuar operando. 'A Odebrecht não vai acabar', diz.

Para acertar as contas com a Justiça, a Odebrecht vem se desfazendo do patrimônio e, para manter a atividade, busca um sócio e cogita abrir o capital da construtora, ainda a maior do País. Desde a eclosão da Lava Jato, há 3 anos, a empresa viu sua receita cair 13% e demitiu 100 mil funcionários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia