'Bancada BBB' usa denúncia para pressionar Temer

Do Estadão

Denunciado, Temer sofre pressão para encaminhar pauta conservadora. 
Crédito: Leo Correa/AP

As principais frentes parlamentares da Câmara aproveitaram a pressão sobre o presidente Michel Temer para reforçar seus interesses no governo federal. A investida coincide com a delação do grupo J&F, que levou ao pedido de denúncia por corrupção passiva contra o presidente.

Entre os 213 parlamentares que ainda não declararam voto, 80% pertencem à chamada 'bancada BBB' (Boi, Bala e Bíblia), que defende temas ligados ao agronegócio, à segurança pública e à religião.

Para angariar apoio para enterrar a investigação, Temer distribuiu emendas e recebeu mais de uma centena de deputados. Ele também sancionou uma medida provisória que permite a legalização em massa de áreas públicas invadidas, chamada de 'MP da Grilagem' por ambientalistas, e encaminhou um projeto que altera limites da Floresta Nacional do Jamanxim, agradando aos ruralistas.

A bancada evangélica, por sua vez, conseguiu a retirada de circulação de 90 mil livros didáticos considerados impróprios pelos religiosos. E os deputados da bala avançam na negociação para revogar o Estatuto do Desarmamento.

O Planalto nega que esteja cedendo à pressão em troca de apoio contra a denúncia, que deve ser apreciada pelos deputados nesta quarta-feira, 2

Na Economia, um dos destaques é a entrevista com o novo presidente do grupo Odebrecht, alvo de investigações por corrupção e superfaturamento. Luciano Guidolin assumiu em maio o lugar de Marcelo Odebrecht, preso há dois anos, e afirma que a companhia se afastou dos vícios, pagou por seus erros e, por isso, merece continuar operando. 'A Odebrecht não vai acabar', diz.

Para acertar as contas com a Justiça, a Odebrecht vem se desfazendo do patrimônio e, para manter a atividade, busca um sócio e cogita abrir o capital da construtora, ainda a maior do País. Desde a eclosão da Lava Jato, há 3 anos, a empresa viu sua receita cair 13% e demitiu 100 mil funcionários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara