Recife realiza ações de qualificação no turismo

Iniciativa pública foi apresentada durante painel no Quality Meeting



O painel “Políticas Públicas e Qualificação Profissional” foi um dos mais participativos durante o Quality Meeting para o trade turístico pernambucano realizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE) no Mar Hotel, no Recife. O bate-papo teve a participação da secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça, de Rosilei Montenegro, docente do curso de Turismo da UFPE, e Caroline Marques, diretora de estruturação turística da Empetur.

Para a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Vilaça, o poder público tem um papel fundamental nessa qualificação da mão-de-obra da cadeia produtiva e, por isso, tem firmado parcerias com o trade turístico. “Temos trabalhado não só a divulgação do destino como a qualificação para que o turista seja bem recebido seja no táxi, no restaurante, no hotel ou nos atrativos. A Prefeitura do Recife se sente honrada em fazer parte e em ter contribuído para que o Quality Meeting ocorresse, porque demonstra a preocupação que a cidade tem em estar bem preparada para receber o visitante”, analisa.

Para melhorar a qualidade do serviço turístico do Recife, a Prefeitura tem realizado uma série de ações. Entre elas,capacitações para os atendentes bilíngues e estagiários dos centros de atendimento ao turista. São oferecidas quatro oficinas por ano. Já o Ciclo de Atualizações dos Guias de Turismo acontece duas vezes ao ano.

A Prefeitura também buscou o apoio de estudantes dos cursos de turismo, hotelaria, gastronomia e eventos para a realização do programa Cliente Oculto com foco na gestão da qualidade. Além disso, os alunos são convidados a submeter trabalhos no Prêmio Recife Gerando Conhecimento, que estimula a produção acadêmica de artigos científicos, TCCs e projetos de intervenção no turismo e lazer na capital pernambucana.

Equipamentos importantes para o turismo na cidade, como o aeroporto, também recebem atenção especial. Os funcionários de diversas empresas podem participar de ações de qualificação no atendimento duas vezes ao ano com quatro turmas a cada semestre. E mais, o Pronatec Turismo, uma parceria com o Ministério do Turismo, assistiu, no biênio 2016/17, 11 turmas com 200 pessoas treinadas para atuar no mercado de trabalho.

Para o cliente final, a Prefeitura do Recife oferece passeios gratuitos à população e turistas com roteiros temáticos que possibilitam conhecer a cidade e vivenciar experiências no destino. São mais de 200 roteiros realizados em quatro diferentes modais: a pé, de bicicleta, de ônibus e de catamarã. 

A Empetur também realiza uma série de ações com foco na qualificação do setor em todo o Estado. Há cursos profissionalizantes, de idiomas (inglês, espanhol, francês), cursos em comunidades, elaboração de cartilhas de qualidade, ação em universidades, sensibilização com alunos de escolas de referência, além de treinamento sobre informação turística para pessoas com Síndrome de Down. “A capacitação deve ser contínua e constante”, afirma Caroline Marques.

O Quality Meeting é uma iniciativa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE), que conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Recife e apoio institucional das demais entidades do setor tais como ABRASEL-PE, ABAV-PE, ABEOC, ABRH, Recife Convention Bureau e Porto de Galinhas CVB.

Comentários

POSTAGENS MAIS ACESSADAS

MENDONÇA FILHO VOLTA A SER ESCRACHADO: ‘XÔ, GOLPISTA’

Suspeitos de assalto a banco são mortos em tiroteio com PMs no Sertão

BLITZ DO DETRAN EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE. A POLÊMICA CONTINUA

EDUARDO DA FONTE ARTICULA CANDIDATURA DE CLEITON BARBOZA PARA DEPUTADO ESTADUAL

CHEIA NO RIO CAPIBARIBE