A palavra de um homem, por Dário Gomes*

Ser homem é mais do que ser macho, é preciso ter caráter.

DÁRIO GOMES
I Reis 2:1-2 – E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.

Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. (www.significados.com.br/carater/)

Quando Davi propôs a seu filho que o mesmo fosse homem, ele falava do caráter que Salomão teria que desenvolver como rei em Israel, não seria bom ou aprazível que um rei não tivesse firmeza no falar, ou usasse de falácias para promover o seu reino, em detrimento do tal. 

Muitos se apresentam como representantes da classe masculina, vigorosos, arrogantes, destemidos, graves, fortes, mas não sustentam o que falam, negam suas afirmativas diante de qualquer situação. Podem ser fortes no físico, mas são fracos nas atitudes. Prometem e não cumprem. Falam, mas não se podem escrever suas palavras, porque elas mudarão em conformidade com a situação no momento. 

A fraqueza de um homem, em suas palavras, é pior que sua fraqueza no físico, porque as palavras falam do seu caráter, enquanto um tratamento médico pode restaurá-lo de uma fraqueza física, a fraqueza na índole ou falta de caráter, é muito difícil de tratar, às vezes, não tem cura.

Há situações em que é necessário mais esforços para podermos atender aos nossos compromissos, mas depois nos confortamos ao vermos que cumprimos com tudo quanto acertamos. Bem verdade que, como somos humanos e tendentes a falhas, poderemos, uma ou outra vez, não chegarmos a tempo, mas quem assume a vantagem deve também arcar com a desvantagem, e deve assumir a responsabilidade e procurar, o mais breve possível, uma solução para a situação criada. Se quebramos o pacto, devemos assumir também o prejuízo.

É complicado colocar toda uma confiança em alguém e, no dia marcado, esse alguém falhar, sem motivos aparentes, sem explicação, simplesmente diz que não dá mais. É o vendedor que garantiu que lhe venderia, mas na hora apareceu outro que ofertou mais e ele vendeu, quebrando a promessa que havia feito. É alguém que falou que lhe compraria algo, e você, acreditando, rejeita outras propostas, querendo honrar a sua palavra e então chega o que queria comprar e diz: Não quero mais, achei outro melhor que o seu. Na verdade falta, nestes, uma característica muito importante: Ser homem de verdade.

No salmo de numero 15 encontramos as características daquele que se apresenta perante o Senhor.

Salmos 15:1-5 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo; A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda. Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

Podemos ver que uma das características é: Aquele que tenha jurado algo, mesmo havendo prejuízo, não muda. Um homem sincero, mesmo tendo prejuízo, não volta atrás, porque que o seu caráter é inegociável, não tem preço, pois é a sua dignidade que está em jogo.

Ouvimos muitas histórias de homens que, não assinavam um papel sequer, mas mantinham a palavra a qualquer custo, era somente a palavra e uma vez dita, era confirmação certa, mas hoje estamos vivendo uma época em que, infelizmente, está em falta homens com essas qualidades, embora não podemos generalizar, pois ainda há os que se guardam e se respeitam e honram suas palavras, caracterizando assim, as qualidades de um verdadeiro homem.

Um abraço e até a próxima, se Deus permitir.

*Dario Gomes de Araujo é Evangelista da Igreja Assembleia de Deus e atualmente é gestor na cidade de São José do Egito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia