Após 33 anos, Portela é a grande campeã do Carnaval 2017

A Portela venceu o Carnaval 2017 Foto: Fabio Guimaraes / Extra

Rafael Galdo
Do EXTRA

Após 33 anos a Portela voltou a vencer o desfile do Grupo Especial. A escola fez um desfile belíssimo na segunda-feira de carnaval, contando com sua conhecida competência em termos de canto e dança dos componentes. A Sapucaí se transformou num rio azul e branco com o enredo "Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar". A escola do carnavalesco Paulo Barros venceu a Mocidade Independente de Padre Miguel no último quesito.

Num ano marcado por acidentes na Sapucaí, a Portela conquistou o título de 2017, depois de 33 anos de jejum. A maior campeã do carnaval carioca, agora com 22 vitórias, terminou a apuração na tarde desta quarta-feira com 269,9 pontos, após ter vencido pela última vez em 1984, na inauguração do Sambódromo.

A Portela venceu o Carnaval 2017 Foto: Alexandre Cassiano / O Globo

A quadra da Portela ficou lotada Foto: Pablo Jacob / O Globo

A agremiação do carnavalesco Paulo Barros - que venceu seu quarto título - contou na avenida o enredo "Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar...", sobre os rios do mundo. Alguns dos grandes destaques do desfile foram o canto da escola, alegorias como o da tragédia de Mariana e o abre-alas, em dourado, além das fantasias e da bateria do Mestre Nilo Sérgio.

Tia Surica, na Portela Foto: Fabio Guimarães/ Extra

O povo brasileiro precisa da Portela - declarou, emocionado, o presidente da azul e branco, Luis Carlos Magalhães, que assumiu o comando da escola após o assassinato do ex-presidente Marcos Falcon.

A escola disputou décimo a décimo com a Mocidadel, que acabou no segundo lugar. A virada da Águia Altaneira veio no último quesito: enredo. A agremiação de Oswaldo Cruz e Madureira gabaritou, enquanto a verde e branco da Zona Oeste perdeu um décimo.

A Portela levou os rios para a Sapucaí Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

A Mocidade, que chegou a liderar grande parte da apuração, levou Marrocos para a Sapucaí. Completam o desfile das campeãs, no próximo sábado, o Salgueiro, a Mangueira, a Grande Rio e a Beija-Flor, em terceiro, quarto, quinto e sexto lugar, respectivamente.

Último colocada, a Paraíso do Tuiuti não será rebaixada para a Série A ano que vem. Numa reunião de emergência da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) na tarde desta quarta-feira, os presidentes das agremiações decidiram que nenhuma escola cairia para o grupo de acesso, devido aos acidentes que deixaram 35 feridos nos desfiles do Grupo Especial este ano.

Quando a medida foi anunciada durante a apuração, o público vaiou a decisão. A campeã da Série A, no entanto, subirá para o Especial em 2018. Com isso, 13 escolas participarão do grupo principal ano que vem, e duas serão rebaixadas.

A última vez que escola alguma foi rebaixada foi em 2011, quando um incêndio atingiu os barracões da Portela, União da Ilha e Grande Rio no pré-carnaval. Mas em 1992, por exemplo, quando um carro da Viradouro pegou fogo em plena Sapucaí, houve rebaixamento. A vermelho e branco de Niterói acabou escapando, terminando na nona posição.

Confira a classificação das escolas de samba:

1- Portela – 269.9

2- Mocidade - 269.8

3- Salgueiro 269.7

4- Mangueira - 269.6

5- Grande Rio - 269.4

6- Beija-Flor - 269.2

7- Imperatriz - 268.5

8- União da Ilha - 267.8

9- Vila Isabel - 267.4

10- São Clemente - 267.4

11- Unidos da Tijuca - 266.8

12 - Paraíso do Tuiuti - 264.6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia