QUANTO VALE A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE TAQUARITINGA DO NORTE ?

    
Diante do impasse que se instaurou no grupo Calabar que tem duas candidaturas a presidente da câmara lançadas, a de Geovane e a de Eraldo de Pedra Preta, cabe aos simples eleitores, (que nesta eleição para presidente não passam de pitaqueiros!) analisar e ponderar sobre o que de fato existe por trás dessa briga que, de antemão, já evidencia um grande derrotado: o prefeito eleito Lero, que mostrou que não tem comando sobre sua bancada e está literalmente escrevendo pela cartilha do ainda prefeito Evilásio, que até a Jânio ofereceu seus votos na câmara numa frustrada tentativa de impedir a eleição de Geovane, que era seu desafeto e hoje é um dos defensores de sua recondução à presidência da câmara! 

Além de um salário maior, que poderá ser transformado em trabalho ou ostentação dependendo de quem for eleito, a presidência dá ao vencedor um status de terceiro posto mais importante na hierarquia do poder. É um cargo que projeta seu titular, que abre perspectivas de visibilidade, que permite operacionalizar 6% dos recursos do município, que tem a missão de fiscalizar, ou fazer vistas grossas dependendo da cumplicidade com o prefeito, todos os atos do executivo municipal, ou seja, o presidente pode ser um anjo ou um demônio e infernizar a vida do prefeito! 

Cabe também ao presidente escolher e nomear seus funcionários, normalmente cabos eleitorais e manter o seu espólio não tendo que tirar do seu salário recursos para estes aliados. Diante de um oceano de vantagens, devemos refletir e procurar encontrar respostas que o povo necessita ouvir. 

Quem poderá nos responder? 

• Quem responde porque Geovane tem este lobby forte de parte de seus pares para permanecer presidente? Teria algo de sua gestão que a população não pode saber? Funcionários fantasma, caixa 2, farra de diárias e outros males que afetam câmaras também existem em Taquaritinga, ou isso não passa de conversa de opositores? 

• Quem responde porque Eraldo está sendo tão discriminado por pessoas que ele tanto ajudou? Que mal fez Eraldo, sempre fiel ao seu grupo, que o faz ser o querido pelo povo e o patinho feio dos poderosos nesta briga política? 

• Quem responde quais os atributos que o presidente da câmara deve ter? Voto? Trabalho? Panelinha? Promessas de empregos na máquina pública? 

• Quem responde que acordos estão por trás dos votos? Aprovação de contas que devem ter parecer pela rejeição? Vista grossa de irregularidades de gestões passadas? Engavetamento de ações e acomodação de pessoas em troca de votos? 

• Quem responde como se comportará a oposição? Se fará grande e apoiará o candidato que não tem a simpatia do prefeito e terá uma vitória no primeiro dia de governo ou irá para um bate chapa tendo apenas 4 votos? 

• E a pergunta que não quer calar: PORQUE NÃO ERALDO PRESIDENTE? Ele já mostrou e provou que tem voto, que tem serviços prestados, que é fiel ao grupo, que é humilde, que tem palavra e que já votou em vereadores que hoje não querem retribuir o seu apoio hipotecado no passado. 

Amanhã veremos um clássico nessa emocionante disputa de Davi contra Golias. De um lado teremos a continuação, os poderosos, a ostentação e um círculo fechado. 

Do outro teremos a inovação, a população humilde, a simplicidade e uma câmara voltada para o povo. 

Façam suas apostas, a sorte está lançada!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito preliminar das provas do Concurso Público da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Carreata da Frente Popular lota as ruas de Santa Cruz do Capibaribe em apoio à campanha de Paulo Câmara