Artistas reivindicam valorização da cultura local a principais candidatos a prefeito de Santa Cruz



Conscientes da importância que a cultura tem como ferramenta de transformação social, um grupo de artistas cobrou, dos principais candidatos a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, maior atenção e políticas públicas para que se mantenha viva e presente na população santacruzense.

Segundo eles a área de Cultura não foi muito bem abordada nos respectivos planos de governo dos candidatos a prefeito e então, os artistas criaram uma carta destinada aos candidatos reivindicando algumas exigências.

Segue abaixo os 6 pontos da carta entregue e protocolada pelos candidatos Edson Vieira (PSDB) e Fernando Aragão (PTB):

1- Transformação do antigo açougue numa casa cultural que funcione como base para preservação e reverência da arte e memória de nosso povo. O centro seria composto por um museu, um auditório para apresentações e sarais, espaço para exposições fotográficas e artes plásticas, oficinas gratuitas adjuntas às escolas do município e população em geral, ponto de manifestações e encontros artísticos, além da transferência do diretório de cultura. O prédio público localizado no coração da cidade, possui uma representatividade cultural pelo fato de situar-se em uma rua histórica. É integrado a uma praça, o que viabilizaria um melhor aproveitamento na ocupação e desenvoltura das atividades propostas.

2- Criação de um festival que aconteça anualmente e envolva as diversas modalidades artísticas.

3- O direito aos artistas de participarem da decisão de quem ocupa a diretoria de cultura da cidade.

4- Criação e apoio a um fundo de cultura, onde as verbas legais destinadas ao centro contemple as produções artísticas locais.

5- Teatro funcionará exclusivamente para arte aos finais de semana.

6- Fóruns semestrais sobre andamento da conduta exercida pelo poder público na cultura, bem como acompanhamento das movimentações e intervenções desenvolvidas ao longo desse tempo.

Integrantes do grupo falaram sobre a carta assinada pelos candidatos:

“É de suma importância nós estarmos juntos, todos os segmentos artísticos da cidade, para cobrar e apontar propostas para a cidade já que nos planos de governo a cultura foi esquecida. É nosso papel transformar a cidade, independente do candidato que seja eleito, ele passará e nós ficaremos”, Diógenes Rodrigues

“Esperamos que essa iniciativa seja atendida pelos ilustres pleiteadores ao cargo de chefe do executivo municipal, como forma demonstrativa de anseio e respeito a disseminação de nossa cultura”, Ágda Moura

“Se trabalharmos bem a cultural local, com o apoio necessário que buscamos, isso poderia se tornar algo que iria fazer parte do cotidiano do povo santacruzense. Entretanto, não depende apenas da classe artística e do poder público, a sociedade como um todo deve apoiar e valorizar o artista local.”, Eddye Beat Box

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia