Artistas reivindicam valorização da cultura local a principais candidatos a prefeito de Santa Cruz



Conscientes da importância que a cultura tem como ferramenta de transformação social, um grupo de artistas cobrou, dos principais candidatos a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, maior atenção e políticas públicas para que se mantenha viva e presente na população santacruzense.

Segundo eles a área de Cultura não foi muito bem abordada nos respectivos planos de governo dos candidatos a prefeito e então, os artistas criaram uma carta destinada aos candidatos reivindicando algumas exigências.

Segue abaixo os 6 pontos da carta entregue e protocolada pelos candidatos Edson Vieira (PSDB) e Fernando Aragão (PTB):

1- Transformação do antigo açougue numa casa cultural que funcione como base para preservação e reverência da arte e memória de nosso povo. O centro seria composto por um museu, um auditório para apresentações e sarais, espaço para exposições fotográficas e artes plásticas, oficinas gratuitas adjuntas às escolas do município e população em geral, ponto de manifestações e encontros artísticos, além da transferência do diretório de cultura. O prédio público localizado no coração da cidade, possui uma representatividade cultural pelo fato de situar-se em uma rua histórica. É integrado a uma praça, o que viabilizaria um melhor aproveitamento na ocupação e desenvoltura das atividades propostas.

2- Criação de um festival que aconteça anualmente e envolva as diversas modalidades artísticas.

3- O direito aos artistas de participarem da decisão de quem ocupa a diretoria de cultura da cidade.

4- Criação e apoio a um fundo de cultura, onde as verbas legais destinadas ao centro contemple as produções artísticas locais.

5- Teatro funcionará exclusivamente para arte aos finais de semana.

6- Fóruns semestrais sobre andamento da conduta exercida pelo poder público na cultura, bem como acompanhamento das movimentações e intervenções desenvolvidas ao longo desse tempo.

Integrantes do grupo falaram sobre a carta assinada pelos candidatos:

“É de suma importância nós estarmos juntos, todos os segmentos artísticos da cidade, para cobrar e apontar propostas para a cidade já que nos planos de governo a cultura foi esquecida. É nosso papel transformar a cidade, independente do candidato que seja eleito, ele passará e nós ficaremos”, Diógenes Rodrigues

“Esperamos que essa iniciativa seja atendida pelos ilustres pleiteadores ao cargo de chefe do executivo municipal, como forma demonstrativa de anseio e respeito a disseminação de nossa cultura”, Ágda Moura

“Se trabalharmos bem a cultural local, com o apoio necessário que buscamos, isso poderia se tornar algo que iria fazer parte do cotidiano do povo santacruzense. Entretanto, não depende apenas da classe artística e do poder público, a sociedade como um todo deve apoiar e valorizar o artista local.”, Eddye Beat Box

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Multinacional portuguesa Politejo vai instalar nova fábrica em Pernambuco

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia