EDSON VIEIRA É DENUNCIADO PELO PROCURADOR REGIONAL ELEITORAL POR COMPRA DE VOTOS

PRE denuncia prefeito por prometer tijolos e cimento em troca de votos

Promessas de campanha foram encontradas em caderno, segundo PRE-PE.

Do G1 Caruaru

EDSON VIEIRA
Um caderno com nomes, endereços e promessas a eleitores foi encontrado no local onde funcionava o comitê de campanha do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson de Souza Vieira, quando ele era candidato em 2008. No documento há anotações como "1.000 tijolos, 3 sacos de cimento, 8 votos”; “um trabalho após de ser eleito (sic)"; “uma cesta básica”; e "uma passagem para vir e voltar para São Paulo", informou a Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco (PRE-PE) nesta quarta-feira (20).

A assessoria de comunicação do prefeito informou que a denúncia trata do mesmo objeto de representação pela qual o gestor já foi inocentado. "Informa ainda quanto à nova denúncia que se trata do mesmo objeto do qual ficou comprovado a sua inocência, mas que aguarda ainda notificação sobre este caso, para mais uma vez apresentar sua defesa", diz em nota.

A PRE-PE denunciou o gestor ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) por compra de votos durante a campanha eleitoral de 2008. O prefeito "prometeu dinheiro e benefícios para moradores de bairros carentes do município em troca de votos", conforme informou o PRE-PE.

Segundo depoimentos colhidos pela investigação da procuradoria, a esposa do prefeito realizava visitas em localidades carentes, onde abordava os eleitores. Os benefícios, conforme orientação, deveriam ser recebidos no comitê de campanha do então candidato, de acordo com informações da procuradoria eleitoral.

Para a PRE-PE, os documentos apreendidos e os depoimentos de testemunhas indicam que "Edson de Souza Vieira agiu de maneira ilegal e deve ser condenado com base no artigo 299 do código eleitoral", que caracteriza o crime de corrupção eleitoral.
Promessas do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe aos eleitores eram anotadas em caderno, diz PRE-PE (Foto: Reprodução/PRE-PE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em novo caso de nudez, corredora sai pelada em Porto Alegre

'Chocante é o apoio à tortura de quem furta chocolate', diz advogado que acompanha jovem chicoteado

Foragido que fez cirurgia e mudou de identidade é preso comprando casa na praia